TL-WR1043ND - DD-WRT Configuração

O DD-WRT é uma firmware open source, baseado no kernel Linux, que adiciona diversas funcionalidades e opções de controle em relação as firmwares originais que vem nos roteadores sem fio. Ele é desenvolvida por uma equipe de programadores independentes, liderada pelo BrainSlayer.

Uma demonstração do DD-WRT pode ser visualizada em http://www.dd-wrt.com/demo/

O hardware utilizado na instalação é o TP-Link TL-WR1043ND que tem um excelente custo benefício e possui a seguinte configuração:


  •  1 porta WAN 10/100/1000Mbps;
  • 4 portas LAN 10/100/1000Mbps;
  • 1 porta USB 2.0;
  • Processador AR9132 de 400 MHz;
  • 32 MB de RAM;
  • 8 MB de Flash;
  • Wireless Atheros AR9103 2,4GHz, 802.11n/g/b;
  • 3 antenas destacáveis de 3dBi com conector SMA.

Instalando o DD-WRT



É aconselhável que a instalação seja ser feita utilizando conexão por cabo e que se tenha uma fonte de alimentação ininterrupta.

Entre no endereço oficial do DD-WRT em http://www.dd-wrt.com/ e em "Router Database" verifique se seu roteador é suportado. Baixe o "Special image for initial flashing", na instalação do TL-WR1043ND é o factory-to-ddwrt.bin.

Lista com os dispositivos suportados:
http://www.dd-wrt.com/wiki/index.php/Supported_Devices

Acesse o endereço Web de administração do roteador e coloque seu login/senha de administrador, o padrão é http://192.168.1.1/ com login/senha admin/admin.


No menu System Tools/Firmware Upgrade escolha o arquivo baixado anteriormente e clique em upgrade.


Aguarde a conclusão da instalação.


Assim que concluir você já pode acessar o DD-WRT pelo browser, o endereço padrão é http://192.168.1.1/. O primeiro acesso é pedido que você defina um usuário e senha de administrador do roteador.


Depois de definido a senha aparecera o System Information do DD-WRT. Agora é só configura-lo ao seu gosto.


Diferente dos outros fabricantes a TP-Link não tem "frescura" na utilização de um firmware alternativo, não faz nenhum tipo de verificação.

Firmware (Early Preview)

Para quem quiser se aventurar e instalar uma versão ainda não liberada, pode acessar a pasta de FTP do BrainSlayer e baixar a versão correspondente ao seu hardware.
ftp://dd-wrt.com/others/eko/BrainSlayer-V24-preSP2/2011/

No FTP possui as 2 imagens:
  • Special image for initial flashing - que possui no nome a palavra "factory" e é utilizado para substituir o firmware original do fabricante;
  • Webflash image - para quem já tem o DD-WRT instalado e quer atualiza-lo.
Estou utilizando o v24-sp2 (04/13/11) std (SVN revision 16785) e esta funcionando tudo perfeitamente. A revisão SVN 16785 adicionou o servidor SAMBA e criou uma interface gráfica para configurar o OpenVPN server.


ATUALIZAÇÃO (20/01/2011):
Passei para r18024 e esta funcionando tudo perfeitamente, DDNS, OpenVPN, suporte ntfs, NAS com SAMBA, QoS, Wireless N com TX 24 dBm. É necessário no update "Reset to Default Factory" depois da atualização.

Restaurando o firmware original de fábrica

Não gostou do DD-WRT? Quer restaurar para o firmware de fábrica?

Baixe o firmware na página do fabricante e disponibilize-o para acesso no equipamento. No TL-WR1043ND baixe o firmware em http://www.tp-link.com/en/support/download/?model=TL-WR1043ND, descompacte, salve em um pendrive formatado em FAT32 e espete no porta USB do equipamento.

Na interface Web em Service/USB habilite "Core USB Support", "USB Storage Support" e "Automatic Drive Mount". Agora rode o mtd por telnet passando o caminho da pasta que você escolheu montar a unidade, aconselho utilizar /mnt.

Abra um conexão telnet com o equipamento, confira se o pendrive esta conectado e montado.

mtd -e linux -r write "/mnt/sda_part1/wr1043nv1_en_3_13_4_up(110429).bin" linux

A saída do comando é parecida com esta:

root@antigerme:/tmp# mtd -e linux -r write "/mnt/sda_part1/wr1043nv1_en_3_13_4_up(110429).bin" linux
Unlocking linux ...
Erasing linux ...
Writing from /mnt/sda_part1/wr1043nv1_en_3_13_4_up(110429).bin to linux ... [w], which the [w] will change between [w] and [e]

Ao final da gravação você ira perder a conexão telnet e seu equipamento já esta pronto com o firmware original de fábrica.

Considerações

A instalação de um firmware personalizado em um dispositivo teoricamente viola a garantia. Digo teoricamente, porque praticamente se o roteador não está completamente frito, você deve ser capaz de restaurar o firmware de fábrica e as chances são de que ninguém vai notar a diferença. Estando completamente morto duvido que alguém irá tentar repará-lo e ver o que você tinha sobre ele. As possibilidades são, seu fornecedor só vai substituí-lo.

Segunda coisa que você deve saber é que o DD-WRT expõe um monte de configurações que um usuário médio não tem idéia. Meu conselho é não mexer em qualquer coisa que você não sabe e depois reclamar que ele não funciona como esperado.

By felicio.com.br

7 comentários:

  1. Com esse firmware DD-WRT posso usar o PS3 (por rede wireless) para acessar o conteúdo multimida de um HD externo ligado na porta USB do roteador TL-WR1043ND? Pois, pelo pouco que entendo o server multimidia dele é só p/ PCs...E com o PS3 tenho acesso limitado as pastas do HD externo. Meu HD Externo é um Segate Desktop 1.5Tb ST315005EXA101-RK.O PS3 até acessa até acessa uma pasta pasta ou outra do Router mas quero que ele "enxergue" todas as pastas e arquivos (video, foto e música) para poder executá-los corretamente...
    O que me dizem?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo, eu tenho também um PS3, mas a unica finalidade que eu utilizo é usar o roteador para conectar apenas, mas isso me deu uma idéia legal, e vou fazer uns testes.

      Talvez dê certo isso que você falou... assim que terminar eu entro em contato novamente.

      Excluir
    2. Vou ficar de olho nisso aqui, pq tambem possuo a mesma dupla de aparelhos(WR1043ND e PS3). Ainda não coloquei o DD-WRT, mas fiz uns testes com o FW original e não tive o resultado que esperava no compartilhamento de mídias atraves de um pendrive 2Gb no router, acessando pela wifi no PS3.





      Excluir
  2. Com esse firmare posso colocar um hub usb e espetar quatro discos externos nele?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo, eu nunca tentei com quatro discos, mas acredito que não vá reconhecer mais que um.
      Mas para teste, se der certo e puder nos comunicar sobre isso ficaremos muito gratos.

      Att

      Excluir
  3. Bom dia amigo, estou com um problema onde só consigo ter 65mbps de velocidade na conexão wireless com esse roteador, eles esta com o dd-wrt, e quando levo meu not para outros lugares a conexão pega 150 mbps. O que posso fazer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo, você já tentou aumentar o Dbi para abranger distâncias maiores?

      Excluir

Comentários Facebook