Como proteger seu pendrive com o uso de senhas?

Como proteger seu pendrive com o uso de senhas?

Pendrives são comumente utilizados há anos e sua praticidade é inquestionável. São leves, pequenos e permitem que carreguemos arquivos que, muitas vezes, são pessoais e importantes. Mas também por conta da sua portabilidade, são fáceis de perder por aí. Para que o acesso aos seus documentos através de pendrives eventualmente extraviados ou esquecidos não seja mais um problema, vamos ensinar aqui três formas simples de proteger seus dispositivos de armazenagem USB com o uso de senhas.

1) Coloque senhas em determinados arquivos:

Se a sua necessidade é apenas proteger alguns arquivos específicos, talvez você possa recorrer às ferramentas que alguns programas disponibilizam para esse fim.

No Microsoft Word, você tem a opção de prevenir tanto a visualização e abertura dos arquivos, quanto a opção de vetar apenas a edição do que consta no documento.

Opções de proteção de documentos com o Microsoft Word 2016

Para as versões Microsoft Word 2010 em diante, com o documento a ser protegido aberto, clique em Arquivo > Informações > Proteger Documento, como demonstra a figura acima. Se o seu Microsoft Word estiver configurado para ser exibido em inglês, você deve clicar em File > Info > Protect Document. A opção Marcar como Final (ou Mark as Final, na versão em língua inglesa) fará com que o arquivo não possa ser editado por ninguém além de você, enquanto a opção Restringir Edição (ou Restrict Editing, em inglês) fornece opções de quais tipos de alterações são permitidas ou vetadas.

A opção Criptografar com Senha, que aparece selecionada na captura de tela acima, pode ser acessada na versão em inglês em Encrypt with Password, permite que você crie uma senha que será necessária para a abertura para simples visualização do arquivo. Depois de encriptar seu documento com a senha, salve o arquivo e assegure-se de que jamais vai esquecê-la, pois o Microsoft Word não oferece resgate da senha em caso de esquecimento, causando a perda definitiva do acesso àquele arquivo.

Para proteger arquivos no formato .pdf você pode utilizar o PDFTK Builder, um aplicativo leve e de fácil utilização que permite que você crie senhas para diferentes níveis de proteção. A proteção do tipo owner permite a edição do arquivo apenas para quem possuir a senha. Para que o documento fique indisponível inclusive para a abertura, basta definir uma senha do tipo user.

Interface do PDFTK Builder

O download do aplicativo PDFTK Builder pode ser feito gratuitamente através do website do seu autor, Angus Johnson, e funciona apenas no ambiente Windows.

2) Crie uma partição protegida por senha no seu pendrive:

Há incontáveis ferramentas para encriptar e proteger suas informações num pendrive, mas a maioria delas requer que você tenha acesso de Administrador em qualquer máquina para que os arquivos possam ser abertos, o que pode ser uma complicação.

O Rohos Mini Drive, entretanto, nos liberta dessa limitação. Podendo ser baixada gratuitamente e instalada diretamente no seu flash drive, a ferramenta cria uma partição secreta e protegida por senha de até 8GB no seu pendrive, utilizando encriptação com comprimento de chave AES de 256 bits. A principal vantagem do Rohos Mini Drive é não necessitar de drivers de encriptação no sistema local, então você pode acessar seus dados protegidos em qualquer máquina.

Tela Inicial do Rohos Mini Drive

Basta clicar em Encrypt USB drive na tela de início do Rohos Mini Drive, selecionar o drive a ser protegido, determinar uma senha e então clicar em Create disk para criar uma partição secreta e protegida por senha no seu pendrive.

Criando uma partição com o Rohos Mini Drive

Para abrir a partição, clique no discreto arquivo Rohos Mini.exe na pasta root do seu dispositivo e digite a sua senha. A partição será aberta como um drive à parte, que pode ser normalmente acessado através do Explorer. Para fechar a partição, basta clicar com o botão direito no ícone da Rohos na Barra de Tarefas do Windows e selecionar a opção Desconectar.

3) Deixe seu pendrive totalmente protegido por encriptação:

O VeraCrypt é um aplicativo portátil que opera diretamente dentro do seu pendrive. Infelizmente há dois inconvenientes: O primeiro é necessitar de acesso como Administrador na máquina que você for utilizar para abrir seus arquivos. A segunda má notícia é que a versão gratuita do VeraCrypt só atende a pendrives de no máximo 2GB.

A vantagem, entretanto, é que a encriptação é feita com uma combinação de diferentes algoritmos, como o 256-bit AES, o Serpent e o TwoFish, para uma proteção mais segura e confiável.

Baixe o VeraCrypt e o instale no seu pendrive. Ele mostrará uma lista de todos os pendrives e partições disponíveis para a encriptação e você deve selecionar o driver que você deseja proteger e clicar em Create Volume, o que abrirá o VeraCrypt Volume Creation Wizard, como podemos ver abaixo:

O VeraCrypt mostra lista de dispositivos a serem protegidos.

Para encriptar todo o seu pendrive, selecione a opção Encrypt a non-systempartition/drive e clique em Next, como mostra a imagem abaixo

VeraCrypt Volume Creation Wizard em ação

Na próxima tela você poderá escolher se quer manter esse volume escondido, o que pode ser mais seguro em casos onde alguém pode insistir para que você revele a senha, ou pode também optar pela visibilidade padrão. Não se esqueça de que na opção de manter o volume secreto, o pendrive precisa ser totalmente formatado.

Fonte: Canal Tech

Nenhum comentário

Comentários Facebook