Como recuperar dados de HD com boas chances de sucesso

Olá, pessoal, tudo bem?!

Venho agora dar algumas dicas que poderão te fazer recuperar aquelas fotos e documentos que achava que estavam perdidas para sempre mas, na esperança de que surja uma nova forma de recuperação, você acabou guardando seu HD.

Porém, eu tenho que explicar as chances e em que casos o sucesso é garantido e quando não há o quê fazer. Vamos lá então.

Primeiramente, o HD (disco rígido) deve ser reconhecido PELO MENOS no SETUP (do BIOS) do seu computador, não se importando se ele está aparecendo como unidade ou na lista de partições do seu sistema operacional ou não, o mais importante é ele ser listado lá no SETUP.

Para verificar se ele aparece, entre no SETUP do seu equipamento, geralmente usando a tecla DEL, ou F2, ou F10 ou mesmo reiniciando o sistema (no caso do Windows 8, 8.1, 10…) com a tecla SHIFT pressionada e mandando reiniciar).

setup-bios-computador

Na figura acima (isto varia de acordo com o equipamento) vemos 2 HD’s detectados pelo SETUP. Verifique na etiqueta do seu DISCO qual o número do modelo e veja se ele aparece no SETUP.

1ª Tentativa

Se ele aparecer você pode ficar mais otimista, pois há boas chances de você reaver os seus dados e pegar seus esportes bônus. Mas não comemore antes… :)

Feito o reconhecimento você pode tentar também – e isto quase sempre dá certo: baixe uma imagem ISO do Ubuntu (Linux), grave num DVD, inicie o boot do seu computador (para isto você deve alterar a ordem de boot do seu computador – lá no SETUP) pelo DVD do Linux.

maxresdefault

E com o sistema carregado, clique no ícone do Nautilus (equivalente ao Windows Explorer).

nautilus

Observe que o ele é bem parecido com o Windows Explorer. Do lado direito aparecem os dados (diretórios e arquivos) e do lado esquerdo as unidades. Clique em cada unidade (do lado esquerdo) para que ela seja montada e verifique se uma delas contém os dados que deseja recuperar, e então basta usar o velho CTRL + C e CTRL + V e copiar para outro disco ou pendrive.

Se ocorrer algum erro ao “montar” as unidades não desanime, é normal o Windows proteger as partições… vamos tentar outra coisa.

Outro ponto importante: Não force nem tente mudar nada para forçar a unidade a montar, pois isto pode fazer com os dados sejam perdidos.

2ª Tentativa

Com o sistema (Windows) iniciado pelo disco principal, tendo o outro HD que tem os dados que deseja recuperar – ambos no seu PC, vamos usar um programa para tentar acessar os dados.

Eu sempre uso e sempre com sucesso o Active File Recovery (não nos responsabilizamos por software de terceiros).

Baixe, execute-o e veja a tela principal, algo mais ou menos como na imagem abaixo:

active-file-recovery

Ele é meio similar ao Windows Explorer…. do lado esquerdo aparecem as unidades e do lado direito os dados.

Clique – na coluna do lado esquerdo – em cima do seu HD (que contém os dados que deseja recuperar) e depois clique no ícone SUPERSCAN e deixe que ele leia a unidade.

Mas ATENÇÃO!!! IMPORTANTE!

A leitura pode levar HOOOOOOORAAAAAAASSSSSSSS e até dias, já tive casos em que levou cerca de 3 dias e, obviamente, o PC não pode ser desligado e de preferência não deve ser usado, pois este processo usa muito processamento.

Depois da leitura (100%) vai aparecer uma unidade na coluna do lado esquerdo, no final, com os dados. Basta clicar em cada diretório, aguardar o carregamento dos dados (outro processo demorado) e depois, do lado direito, clicar no diretório (ou pasta, como queira chama-la) com o botão direito do mouse e escolher a opção RECUPERAR (RECOVERY) e informar o destino que DEVE ser outra unidade que não seja a origem (de onde você está recuperando). Pode ser seu disco local (o HD que está com o sistema iniciado).

Active-File-Recovery_250565g

Faça isso pasta por pasta…

É um processo demorado e só deve ser feito se os dados forem de extrema importância. Mas fica a dica aí.

Caso seu HD não seja reconhecido, infelizmente essas dicas não servirão para o seu caso.

E se o HD ficar sumindo (deixando de detectar e causando erro no programa de recuperação) eu sugiro que arrume um cooler (ventoinha) e coloque o HD em cima (com um suporte para que ele não caia ou fique vibrando), como eu fiz (imagem abaixo).

cooler

No meu caso eu usei um cooler de 12V (uma fonte de PC) ligado à fonte do PC.

Alguma dúvida? Entre em contato! Deixe seu comentário abaixo e respondo assim que for notificado.

Até a próxima.

Fonte: Profissionais TI

Nenhum comentário

Comentários Facebook