Backup Bare-Metal automático em 10 passos!

Não ter backup de arquivos de um file server é um erro trágico. Imagine não ter como recuperar um servidor inteiro, com todas as roles configuradas e aplicativos instalados… SIM, isso pode ser ainda mais preocupante, já que recuperar um arquivo ou diretório perdido é muito mais simples do que ter de reinstalar um servidor inteiro.

Quando se trata de backup, precisamos pensar em todas as possibilidades de riscos e só então podemos adotar padrões, rotinas e medidas que possam minimizar os mesmos. Como sabemos, sistemas operacionais estão suscetíveis a falhas, portanto, deixo aqui uma forma bem prática e automática de criar uma imagem de um sistema para recuperação Bare Metal.

Imagem via Shutterstock

Imagem via Shutterstock

Em uma rápida explicação, Backup Bare Metal é um tipo de imagem criada para recuperação total de um servidor. Neste tutorial, utilizarei o método de criação da tarefa através do Agendador de Tarefas pois, utilizando o console de Gerenciamento do Servidor, a opção de backup agendado é mais restrita.

1 - Para início de procedimento, precisaremos criar um Bat, então, abra o seu Notepad e digite o seguinte Comando:

wbadmin start systemstatebackup -backuptarget:E: -quiet

Neste comando, só existe uma configuração a ser realizada: altere a letra de unidade, no exemplo como E:, para a que faz referência à sua unidade de backup. Salve com a extensão .bat no local preferido.

2 - Abra o Agendador de Tarefas (executar: Taskschd.msc).

3 - Clique em “Criar Tarefa” e na tela que abrirá:

  • Digite um nome para a tarefa
  • Altere para a conta para um usuário administrador
  • Selecione a opção “executar estando o usuário conectado ou não”
  • Selecione a opção executar com privilégios mais altos
  • Selecione a opção “Oculto” (tarefa funcionará sem interferência do e para o usuário)

4 - Na aba “Ações” clique em “Novo” e escolha “Iniciar um programa”.

5 -  Agora clique em procurar e aponte para o script .bat que salvou.

6 – Em Argumentos, é interessante utilizar “ -quiet” para execução em background (opção extra à “oculto”).

7 - Na aba “Disparadores” configure o intervalo de execução da tarefa como desejar.

Neste opção é onde sentimos as vantagens de usar este método, pois as opções são bastante amplas, podendo ser escolhidos intervalos de execução bem detalhados, diferente do console que só permite um tipo de agendamento.

8 - Nas demais abas, escolha as opções que melhor atendem a proposta da sua tarefa.

9 - Salve as configurações clicando no botão OK.

10 - Realize o primeiro teste e verifique se acontece algum erro.

Opções extras interessantes: Se a tarefa já estiver sendo executada: “Não abrir uma nova instância”.

Segue imagem do final do processamento do wbadmin:

wbadmin em andamento

wbadmin em andamento

Para mais informações sobre a função WBADMIN digite wbadmin /? no prompt de comando ou acesse o TechNet.

Espero que tenham gostado de mais esta dica. Caso tenham dúvidas ou complementos, deixem seus comentários abaixo!

Abraços!

Fonte: Profissionais TI

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