Como Criar ou Restaurar Partição de Pendrive

Decidi criar este tutorial para auxiliar os usuários a recuperarem a partição do seu pendrive.

Em alguns comentários que tenho recebido nos artigos que criei de como criar um pendrive bootável do Windows 7 e de como criar um pendrive bootável do Windows 8, após executarem todo o processo no diskpart, os usuários não estão conseguindo mais visualizar o pendrive entre os dispositivos disponíveis no Explorer do Windows.

Às vezes, na execução dos comandos no diskpart, pode acontecer algum problema na criação da partição do pendrive para receber o Sistema Operacional Windows e acaba não fazendo todo processo como deveria, deixando assim o pendrive inutilizável momentaneamente.

Logo abaixo irei mostrar como restaurar a partição deste dispositivo para que possa estar trabalhando novamente com ele.

Este processo pode ser aplicado também em partições do HD que ainda não foram criadas ou que foram excluídas.

O primeiro passo a fazer é abrir o Gerenciamento do Computador. No Windows 8/8.1 (conforme a imagem abaixo), clique com o botão direito do mouse no canto inferior esquerdo do Windows e depois clicque em Gerenciamento do Computador (pode ser também na opção Gerenciamento de Disco, abrirá uma tela mais simplificada).

pendrive1

Abrirá a janela referente ao Gerenciamento do computador.

pendrive2

Na coluna de opções à esquerda, clicar em Repositório e depois selecionar a opção Gerenciamento de Disco. Caso tenha clicado em Gerenciamento de Disco entre as opções do Windows, irá abrir esta tela de dispositivos sem a coluna de opções situada à esquerda.

Reparem que na coluna da direita, na parte de cima, aparecem os dispositivos que estão acessíveis ao uso e na parte de baixo todos os dispositivos que estão conectados no PC (mesmo os que não estão acessíveis). Observe que o pendrive aparece mas está como não alocado, isto é, não há uma partição ativa nele.

pendrive3

Agora vamos clicar com o botão direito do mouse sobre este dispositivo não alocado (no caso o pendrive) e depois clicar em Novo Volume Simples.

pendrive4

Abrirá a janela para auxiliar na criação de uma nova partição e etão clicaremos em Avançar.

pendrive5

Na tela seguinte, é para definir o tamanho a alocar no dispositivo. Serve também se quiser criar mais de uma partição para o dispositivo. Definido o tamanho, clicaremos em Avançar.

pendrive6

Na sequência, podemos definir a letra  que terá esta unidade e, após selecionar a letra, clicaremos em Avançar.

pendrive7

Agora definimos o tipo da partição do volume. Como aqui no meu caso o pendrive é pequeno, de apenas  4 GB, vou deixá-lo como FAT32, mas para os que possuem uma unidade maior, pode selecionar NTFS. Depois informe o nome para esta unidade e em seguida clique em Avançar. Como não é a primeira vez que estou trabalhando com este pendrive, posso deixar marcada a opção Executar em formatação rápida, mas caso você esteja adicionando um novo HD ao computador, sugiro não fazer formatação rápida.

pendrive8

Ao clicar em Avançar, aparecerão todas as configurações que você deixou para este dispositivo. Conferindo se está tudo correto, clique em Concluir para começar a criar a partição e a formatação deste dispositivo.

pendrive9

Está pronto! Reparem na imagem a seguir que o dispositivo está ativo e agora aparece entre os disponíveis para o uso. Dependendo da configuração do sistema, ao finalizar a criação da partição e a sua formatação, abrirá a janela do Explorer dentro deste dispositivo.

pendrive10

Caso queiram, podem estar refazendo todo o processo no diskpart para a recriação do pendrive bootável. Através deste comando conseguimos também a criação da partição e a sua formatação, basta apenas reiniciar o processo de criação do pendrive bootável explicado nos meus artigos (Windows 7 e Windows 8).

Espero que eu tenha ajudado.

Fonte: Profissionais TI

Nenhum comentário

Comentários Facebook