Como fazer Autenticação Automática no OpenVPN

Olá, pessoal! 

Hoje vou apresentar um tutorial de conexão automática com a VPN (Cliente x Servidor) onde vamos tirar a necessidade de digitar suas credenciais.

Automatizar conexões diminui o tempo de resposta e de atrasos para solicitações de dados e também reduz o trabalho de auxiliar clientes, usuários e servidores para se conectar automaticamente sem a necessidade de digitar seus dados toda vez que é requisitado.

Dentro deste contexto, vou mostrar neste tutorial como fazer para que toda vez que o aplicativo precise se conectar a um servidor, digite automaticamente as credenciais válidas do requisitante.

Para isso utilizei a OpenVPN, que é um software open-source que cria redes privadas virtuais através de túneis criptografados entre computadores.

Vamos ao passo a passo

1. Localize os arquivos de configuração da OpenVPN. Geralmente as localizações, são:

  • Windows – C:\Program Files (Arquivos de Programas)\OpenVPN\config\
  • Linux – /etc/openvpn

openvpn-login-automatico0

2. Vamos criar um arquivo texto, que salvei com o nome “user.txt“, e dentro dele nós vamos colocar o usuário e senha de autenticação, onde o usuário que eu criei é “andre” e senha “123456”. Crie apenas duas linhas na ordem conforme abaixo:

andre
123456

3. Agora vamos acessar o arquivo de configuração da OpenVPN (config.ovpn) que está localizado dentro da pasta config. Abra o arquivo e edite (ou adicione) a linha “auth-user-pass” adicionando o nome do arquivo que contém as credenciais de acesso:

auth-user-pass user.txt

openvpn-login-automatico1

4. Execute o aplicativo OpenVPN e aguarde a conexão automática.

Vale lembrar que a OpenVPN deve ser sempre executada em modo Administrador, Ok?

Espero que este simples tutorial seja útil. Qualquer informação adicional, por favor, utilize o espaço de comentários abaixo.

Fonte: Profissionais TI

Nenhum comentário