Criando um pen drive multibootável com o YUMI

Há algum tempo atrás, nos tutoriais que escrevi de como criar um pendrive bootável do Windows 7 e do Windows 8, me perguntaram se seria possível criar um pendrive com dois ou mais Sistemas Operacionais para escolher qual instalar.

Existe esta possibilidade sim. Tem um aplicativo que faz todo o trabalho pesado para nós. Acredito que muitos conheçam, como também tem muitos profissionais da área de TI que desconhecem a existência deste aplicativo.

O aplicativo que me refiro é o YUMI, que pode ser baixado do site do desenvolvedor clicando aqui.

Acredito ser um aplicativo bem simples de ser usado e que não requer muitos conhecimentos para se criar um pen drive multibootável.

Ao entrar no site do desenvolvedor e baixar o aplicativo, execute-o. Aparecerá uma tela idêntica a abaixo e então clique em I Agree para concordar com os termos de uso do programa.

yumi1

Após concordar aparecerá a tela abaixo. Reparem que o software é executado direto, sem a necessidade de instalá-lo no computador.

yumi2

O próximo passo é escolher o pendrive para a criação e transferências dos Sistemas Operacionais.

yumi3

Na primeira transferência de Sistema Operacional para o pendrive, devemos clicar em Format para poder formatar e preparar o pendrive para o seu uso como é mostrado nas duas imagens a seguir.

yumi4

yumi5

Onde se refere ao Step 2, selecionaremos o primeiro Sistema a ser transferido para o pendrive. No meu caso, eu já baixei todas as imagens ISO dos Sistemas Operacionais que irei utilizar para a criação do meu pen drive multibootável. Caso não tenha baixado ainda, na seleção do Sistema Operacional ou software que queira, haverá o link para acessar o site e fazer o download das imagens ISO.

Como profissionais de TI, temos que ter todas as ferramentas necessárias para o suporte ao cliente. Aqui, a minha primeira opção foi a Linux Mint, uma distribuição Linux que pode ser iniciada diretamente do pen drive sem a necessidade de sua instalação (pode também ser instalado no computador). Uma das vantagens de uma distribuição que se inicia sem a necessidade de instalação é de recuperar arquivos do computador.

yumi6

Depois de selecionar o Linux Mint para colocá-lo no pendrive, clicaremos em Browse para localizar e selecionar a imagem ISO deste Sistema. Na sequência clicaremos em Abrir.

yumi7

Agora que o Sistema está selecionado, clicaremos em Create para começarmos o processo de cópia do Sistema Operacional para o pendrive.

yumi8

Aparecerá a tela abaixo que preparará o pendrive para ser inicializável (bootável). Esta tela aparece só na primeira cópia do Sistema Operacional para o pendrive por estarmos configurando ele para se tornar bootável.

yumi9

Ao clicar em Sim, começará a cópia do Linux Mint.

yumi10

yumi11

Ao finalizar, a cópia aparecerá a tela abaixo perguntando se deseja copiar outro Sistema Operacional. Clicaremos em Sim para selecionarmos outra Distribuiação Linux, softwares ou Windows.

yumi12

Então retorna a tela inicial do YUMI e faremos todos os mesmos processos, exceto clicar em Format, pois, se deixarmos marcado, o Linux Mint copiado anteriormente será apagado.

yumi13

yumi14

Agora dentre as opções, no caso aqui selecionei a opção referente ao Windows 7/8, selecionei a imagem ISO correspondente, que neste caso aqui é o Windows 8 Professional, e então clico em Create para iniciar o processo de cópia novamente.

yumi15

yumi16

yumi17

Ao terminar a cópia do Windows 8, aparecerá a tela perguntando se desejamos efetuar outra cópia. Caso queira, clique em Sim e selecione outros aplicativos, caso contrário, clique em Não e o programa será encerrado e o pendrive estará pronto para o seu uso.

Ao navegarmos entre as opções de Sistemas Operacionais e softwares, temos alguns antivírus, antispywares e ferramentas de grande utilidade para os profissionais de TI poderem fazer suas manutenções, instalações, reparações e recuperações de arquivos.

Dependendo da capacidade do pendrive, podemos ter diversos softwares e sistemas operacionais para o uso.

Depois, basta selecionar o pendrive como primeira opção de boot do computador.

Espero que seja de grande ajuda este tutorial, pois acredito que para aqueles que não conseguiram criar um pendrive bootável com o Windows 7 ou Windows 8 dos tutoriais anteriores, este aqui será uma maneira mais descomplicada para a sua criação.

Abraços e até a próxima.

Fonte: Profissionais TI

Nenhum comentário

Comentários Facebook