Criando uma Tabela Dinâmica no Excel

Opa, pessoal!

Foi me solicitado que eu fizesse uma planilha dinâmica para analisar os gastos de uma empresa ao longo do ano todo. O objetivo era ter uma visão de como o dinheiro estava sendo gasto e quais produtos e serviços estavam dando mais lucro.

Uma tabela dinâmica é uma das melhores formas de analisar dados e também de poder apresentá-los em uma reunião, por exemplo.

Neste artigo irei demonstrar como criar uma tabela dinâmica (no Excel 2016) de forma rápida e sem muita complexidade.

Atenção! As opções para criar tabelas dinâmicas podem mudar dependendo da versão do Office. Podem estar tanto no menu Inserir como também em Dados.

Primeiramente iremos abrir o Excel para criar uma planilha com dados para análise ou poderemos abrir o arquivo de Excel que já contenha os dados. 

Neste exemplo foi criada uma planilha com gastos feitos no mês. Lembrando que aqui o título de cada coluna é importante para a formação da tabela dinâmica.

Tabela Din 1

Então iremos clicar no menu Inserir e depois na opção Tabela Dinâmica do submenu. Existe também a opção “Tabelas Dinâmicas Recomendadas”, mas se quisermos manipular os dados que serão analisados, a melhor opção será a “Tabela Dinâmica”.

Tabela Din 2

Aparecerá uma janela para selecionarmos o tabela ou intervalo que queremos analisar. Neste caso iremos selecionar com o mouse todos os dados da planilha incluindo o título das colunas. Na sequência, na mesma janela aberta, iremos deixar marcada a opção Nova planilha para colocar a Tabela Dinâmica.

Tabela Din 3

Reparem que já foi criada uma nova planilha chamada Plan2 e aparece a janela do “Construtor de Tabela Dinâmica” que aguarda selecionarmos as colunas que queremos analisar. Então iremos selecionar as três colunas, que neste caso são Titulo, Categoria e Valor.

Tabela-Dinamica-4

Ao ter clicado nas três colunas disponíveis, gerou uma tabela dinâmica agrupando o que foi gasto por categoria, a quantidade gasta e a soma dos valores gastos.

Tabela Din 5

Caso queiramos deixar mais organizado e detalhado, podemos selecionar a opção Título, que é o nome da primeira coluna, e com o mouse arrastarmos para o quadro referente a Linhas. Iremos reparar que ficou melhor apresentado, mostrando o total gasto de cada categoria, onde foi gasto e o seu valor.

Tabela Din 7

Agora poderemos fechar a janela do construtor da tabela dinâmica e formatar a coluna referente a valores.

Tabela Din 8

Para formatarmos os valores, iremos selecionar a coluna de valores e então no menu Página Inicial do Excel, iremos clicar no campo referente a formatação e selecionaremos a opção Moeda. 

Tabela Din 9

Se quisermos, por exemplo, atualizar o valor gasto em gasolina, iremos na planilha denominada Plan1, onde estão todos os dados a serem analisados e, supondo que gastamos mais R$ 50,00 com gasolina, alteramos o valor para R$ 150,00.

Tabela Din 10

Depois poderemos voltar para a planilha Plan2 e selecionamos qualquer uma das células da tabela dinâmica. Então com um dos campos selecionados, iremos clicar na opção do menu chamada Análise de Tabela Dinâmica e na sequência clicaremos em Atualizar. Iremos reparar que tanto o valor da gasolina foi alterado, como também o valor da categoria automóveis.

Tabela Din 11

Se quisermos alterar a aparência da tabela dinâmica, tem a opção que aparece junto com a Análise de Tabela Dinâmica chamada de Design. Nesta opção poderemos alterar as cores  como também outras formas de layout.

Tabela Din 12

Aqui não alterei o nome das planilhas, pois a intenção foi demonstrar como criar uma tabela para analisar dados. O resto fica pela criatividade e necessidade de cada um.

Acho que é isso pessoal. Meio básico, porém totalmente funcional. Se quiserem mais dicas sobre o pacote Office, é só avisar.

Espero ter ajudado.

Até a próxima.

Fonte: Profissionais TI

Nenhum comentário

Comentários Facebook