Executar Programas como Administrador (Comando Runas)

Sempre surge a necessidade de executar programas como administrador em alguma situação – seja por um momento ou para sempre. Porém, o que muita gente não sabe é que que não precisamos, necessariamente, dar acesso de administrador ao usuário comum para executar tais programas. Há uma forma mais fácil, segura e eficiente que é através do comando RUNAS

RUNAS é uma ferramenta de linha de comando que permite que um usuário execute ferramentas específicas e oferece programas com diferentes permissões. Para permitir que um usuário execute aquele programa como administrador usaremos a seguinte sintaxe: runas /savecred /user:administrador.

Agora vamos a prática:

1. Acesse com o perfil do usuário que deseja que o programa seja executado como administrador.

2. Após ter carregado o perfil do usuário, clicaremos com o botão direito do mouse no atalho do programa e selecionamos propriedades. No exemplo abaixo, estou testando com o programa Acrobat Reader.

13. Após, clicaremos na aba atalho e em Destino digitaremos: runas /savecred /user:administrador antes do “C:\…”. Após, clique em Aplicar e Ok.

2

4. Agora executaremos o atalho. Será solicitada a senha do usuário administrador. Digite a senha (note que quando digita a senha ela ficará invisível) e tecle ENTER.

33

5. Após ter digitado a senha e teclado ENTER o programa será executado. Feche o programa e vá novamente no atalho do mesmo e execute-o. Após isso, o programa será aberto sem solicitar a senha.

Pronto! Caso um dia necessite alterar a senha, use o console contas de usuário. Para isso, digite no campo de pesquisa do Windows a palavra“executar” e depois execute.

5

Digite: control userpasswords2 e clique em Ok.

6

Será aberta uma nova janela. Clique na aba avançado e depois Gerenciar Senhas.

7

Agora clique em Credenciais do Windows e altere a credencial.

8

Este artigo também pode ser visto no Blog Diego Gouveia

Fonte: Profissionais TI

Nenhum comentário

Comentários Facebook