Listando e Removendo Apps Nativos do Windows 10 Via PowerShell

Olá, pessoal!

Há algum tempo estava querendo fazer uns tutoriais que envolvem o PowerShell.

No artigo anterior, demonstrei como reinstalar ou reparar aplicativos nativos do Windows. Neste irei demonstrar como listar o nome destes aplicativos nativos e desinstalá-los via linha de comando. 

Como sabemos, muitos destes aplicativos não possuem a opção de desinstalação, porém, existem meios de removê-los e é o que será demonstrado neste tutorial.

Para remover aplicativos nativos, iremos precisar de permissões administrativas, então iremos clicar com o botão direito do mouse em cima da logo do Windows localizado no canto inferior esquerdo da Área de Trabalho e com o botão esquerdo do mouse iremos clicar em Windows PowerShell (Admin).

RemoveNativeAppx2

Aparecerá a janela para permitirmos que o aplicativos faça alterações, então clicaremos em Sim.

RemoveNativeAppx3

Se quisermos listar os aplicativos instalados no Windows 10, basta digitar o comando Get-AppxPackage e apertar a tecla <enter>.

RemoveNativeAppx4

No Windows PowerShell irá começar a listar os programas instalados, assim como a versão, status, dependências, etc…

RemoveNativeAppx5

Mas, para facilitar a localização do nome do aplicativo, podemos gerar uma lista mais simplificada só com os nomes dos apps. Para isso usamos o comando Get-AppxPackage | Select-Object Name e apertamos a tecla <enter>, onde Name é o nome do campo que apenas queremos visualizar na lista. 

RemoveNativeAppx6

Agora sim, conseguimos uma lista mais limpa e apenas com o nomes dos aplicativos instalados.

RemoveNativeAppx7

Agora que sabemos o nome do app, vamos remover um aplicativo nativo em específico. Neste caso, como exemplo, iremos remover o aplicativos ZuneMusic. Para isso digitaremos o comando Get-AppxPackage *ZuneMusic* | Remove-AppxPackage e apertamos a tecla <enter>.

RemoveNativeAppx8

Ao terminar de remover o aplicativo, o prompt do PowerShell volta ao normal. 

RemoveNativeAppx9

Se quisermos verificar se de fato foi removido poderemos usar o comando Get-AppxPackage | Select-Object Name e verificar se consta na lista. Ou verificar através do menu do Windows 10 se o Zune está instalado.

RemoveNativeAppx10

Para ser um profissional de TI mais completo, é bastante interessante saber trabalhar com linha de comando, então, não deixe de acompanhar meus próximos artigos. Minha intenção é trazer outros comandos utilizados no PowerShell para administração do sistema.

Espero ter ajudado e até a próxima.

Fonte: Profissionais TI

Nenhum comentário