Mapeamento de Impressoras via GPO

Nesta dica, mostrei como fazer o mapeamento de Impressoras via GPO no Windows Server 2012.

Uma tarefa muito repetitiva no dia a dia da equipe de TI de uma empresa, é ter que ficar conectando impressoras para usuários. E isso acaba tomando uma boa parte do tempo da equipe. Porém, o que poucos administradores sabem (em pleno 2016, rs) é que dar para fazer o mapeamento das impressoras para os usuários do domínio via GPO, garantido um ganho de tempo enorme na vida da TI. E é isto que ensinaremos nesta dica.  

A primeira coisa é ter as impressoras que deseja mapear compartilhadas de um servidor de impressão ou estação. Partindo deste princípio, em que já tem estas impressoras compartilhadas, iremos começar:

1. Com o Windows Server 2012 aberto, abra o Gerenciamento de Política de Grupo.

1-Gerenciamento-de-Poltica-de-Grupo

2. Agora iremos criar uma diretiva na OU em que desejamos que a impressora seja mapeada. No caso, estamos criando uma diretiva em que irá mapear a impressora para os usuários da OU TI

Com o botão direito do mouse, clique em “Criar um GPO neste domínio…”
2

3. Agora iremos dar nome a nossa diretiva. Neste exemplo, estou dando o nome GPO_ImpressoraTI

3

4. Agora iremos aplicar as configurações na diretiva GPO_ImpressoraTI. Na diretiva criada, clique com o botão direito do mouse em Editar.

4

5. Iremos navegar em Configurações do Usuário –> Preferências –> Configurações do Painel de Controle –> Impressoras. Observe, conforme figura abaixo, que não existe impressora ainda configurada.

5

6. Com o botão direito do mouse, clique em Novo –> Impressora Compartilhada.

6

7.  Na parte Ação, selecionamos Criar. Na parte Impressora Compartilhada(Caminho do Compartilhamento) iremos colocar o IP do servidor/estação + o nome que foi dado a impressora. Depois selecione: “Definir esta impressora como padrão”. Assim estamos garantido que esta impressora será a padrão do usuário. Obs: Veja a dica abaixo e depois volte para cá.
7

Uma dica bastante útil, é você pegar o caminho que digitou em “Caminho do Compartilhamento” : \\IP\Impressora  e tentar acessar por alguma estação. Por ex: Abaixo colei o caminho\\10.100.100.1\Impressora TI e ao dar ENTER no teclado, consigo me conectar a impressora. Assim, tenho certeza que este caminho que estou digitando é o correto.

2

Depois de ter certeza que o caminho está OK, voltamos ao passo 7 e clicamos em Aplicar e OK. Veja que a diretiva foi criada:

8

Feche o Gerenciamento de Política de Grupo.

Nota: Criamos uma diretiva nas configurações do usuário e na OU TI. Então, somente os usuários que estão dentro da OU TI receberam o mapeamento da impressora da TI.

8. Agora iremos no AD e iremos ver quais usuários terão a Impressora TI mapeada para eles. No exemplo abaixo, os usuários que receberam o mapeamento são Gustavo, Diego, Igor e TI Template.

9 - Verificando AD

9. Com a diretiva criada e visto os usuários que receberam o mapeamento, iremos logar em uma estação com um dos usuários da TI.

10 - Logando

Agora iremos em Dispositivos e Impressoras

11

Pronto. Diretiva funcionou perfeitamente.

Algumas dicas, caso não funcione:

  1.  Veja se o Driver da Impressora que foi mapeada já existe na estação. A diretiva mapeia a impressora, mas não instala o driver. Então, primeiro instale o driver da impressora na estação e depois disto, todos os usuários da OU em questão que estão conectados a impressora receberam o mapeamento.
  2. Verifique se o usuário se insere na OU em que a diretiva foi aplicada.
  3. A diretiva é aplicada sempre que o usuário loga. Então, caso aplique a diretiva e o usuário esteja logado, faça o Logoff do usuário e depois o Logon dele. Ou então, aplique o comando gpupdate /force no CMD para aplicar a diretiva sem a necessidade do Logoff(caso esteja aberto a sessão).

Até a próxima!
 
Este artigo também pode ser visto em: TechnetAcompanhe meu trabalho no meu site, clique aqui.

Fonte: Profissionais TI

Nenhum comentário

Comentários Facebook