Removendo arquivos antigos no Windows Server via Script

Neste artigo demonstro como deletar arquivos diariamente de uma pasta, como também arquivos baseados numa certa quantidade de dias.

O primeiro exemplo que demonstrarei é como deletar todos os arquivos de uma pasta diariamente.

1. Para isso abriremos um bloco de notas e escreveremos:

No meu exemplo ficou assim:

212Com isso, quero dizer que meu script irá apagar todos os arquivos da minha pasta Arquivos. Após digitado os comandos salve no formato .bat.

Para conhecer mais sobre o comando forfiles, clique nessa documentação: https://technet.microsoft.com/pt-br/library/cc753551(v=ws.10).aspx

2. Agora iremos testar o script. Antes de executar o script, iremos colocar alguns arquivos dentro da pasta “c:\Arquivos” e executar o script para verificar se os arquivos foram removidos. Abaixo preenchemos a pasta com alguns arquivos:

231

3. Executando o script:

241
Verifique acima
que todos os arquivos inserido na pasta c:\arquivos foram apagados.

Agora como iremos agendar este script para deletar os arquivos diariamente? Para isso iremos usar o agendador de tarefas.

4. Clique em Iniciar e digite agendador de tarefas. Com ele aberto, clique em: Criar Tarefa Básica

98

5. Agora iremos inserir o nome e descrição da tarefa. Após inseridas as informações, clique em Avançar.

106

6. Na próxima tela iremos escolher o período em que a tarefa será executada. Para nosso caso iremos escolher diariamente.

119

7. Agora iremos escolher a data que irá se iniciar a tarefa. Para o meu exemplo, iremos digitar a data do mesmo dia que a tarefa está sendo criada e a hora 23:06. Com isso estou dizendo que a tarefa será executada diariamente (definido na aba anterior) às 23:06, repetindo a cada 24 horas. Após definido, iremos clicar em Avançar.

125

8. Na próxima tela iremos informar qual ação a tarefa dispará quando executada. No nosso exemplo, vamos marcar a opção “Iniciar um programa”. Este programa em que colocaremos será o script feito anteriormente. Após marcada a opção, clique em Avançar.

134

9. Iremos agora clicar em “Procurar” e colocaremos o caminho onde está o script. No exemplo abaixo ficou no desktop do usuário administrador.

143

10. Clique em Concluir.

153

A tarefa será criada, veja abaixo em tarefas ativas.

163

11. Agora iremos clicar na tarefa para alterar algumas configurações da mesma. Com as configurações abertas, marque a opção Executar estando o usuário conectado ou não. Com isso queremos dizer que a tarefa será executada mesmo que o usuário administrador não esteja conectado.

172

Agora iremos na aba configurações e iremos marcar a opção se ocorrer falha na tarefa, reiniciar a cada 1 minuto. Depois de marcadas as configurações, clicaremos em Ok.

182

Aparecerá uma tela pedindo as credencias do usuário para salvar as configurações. Digitaremos a senha e clicamos em OK.

191

Tarefa criada. Resumindo ela: será executada diariamente às 23:06, começando na data 27/07/2016 e sendo executada independente do usuário administrador estar conectado. Caso ocorra alguma falha, será reiniciada a cada 1 minuto. A tarefa tem como objetivo apagar todos os arquivos dentro da pasta colocada do caminho do script.

O nosso segundo exemplo que demonstraremos é como deletar todos os arquivos de uma pasta baseado a um número de dias. Para isso basta somente inserir o parâmetro /d – quantidade de dias no final do script. Veja abaixo:

251

Acima colocamos o parâmetro /d -1. Isso quer dizer que os arquivos que estão há mais de um dia na pasta C:\Arquivos serão apagados. Caso quiséssemos que diariamente ele apagasse todos os arquivos da pasta que estão há mais de um dia, poderíamos usar o agendador de tarefas como mencionado acima :)

Este artigo também pode ser visto site  www.diegogouveia.com.br

Fonte: Profissionais TI

Nenhum comentário

Comentários Facebook