Renomeando Domínio no Active Directory

Neste artigo explico como renomear o domínio no seu ambiente no Windows Server 2008. 

O processo de renomeação de domínio em controladores de domínios é uma tarefa fácil, mas requer que sejam seguidos todos os processos envolvidos que serão discutidos neste tutorial. 

Abaixo temos um domínio chamado diego.com conforme mostrado na figura:

15

Iremos renomear este domínio(diego.com) para um novo chamado diegogouveia.com. Para isso, siga as etapas:

1. No controlador do domínio em que será renomeado, execute o CMD com um usuário que seja administrador. Com o CMD aberto execute o comando cd\ e depois rendom /list. Ao final será apresentada a mensagem “operação concluída com êxito”.

21

O comando rendom /list tem como finalidade criar um arquivo no formato XML contendo informações da floresta atual. Neste caso esse arquivo foi criado no diretório c:\.

2. Com o arquivo criado no diretório C:\, clique nele e edite-o com o bloco de notas.

3

3. Após abrir o arquivo, serão mostradas as informações da floresta atual (como dito no passo 1).

4

4. Neste mesmo bloco de notas, modifique os campos em vermelho com o nome do seu novo domínio. No exemplo troquei os campos com o nome do novo domínio: diegogouveia.com. Após substituir, clique em Arquivo e depois Salvar.

5

5. Agora iremos executar um comando que irá informar ao DC as informações de renomeação. O comando é o rendom /upload. Com o CMD aberto execute o comando.

6

6. Agora iremos verificar se os controladores de domínio da floresta receberam as instruções de renomeação. O comando de verificação é o rendom /prepare

7

Veja acima que não foi retornado nenhum erro.

7. Daremos o comando rendom /execute para começar o processo de renomeação e ao final será reiniciado o DC.

9

Após o final deste passo seu servidor será reiniciado. O mesmo subirá já no “novo domínio”. Veja abaixo que ao reiniciar o DC já volta com o nome diegogouveia “em fazer logon em”.

121

8. Logue no servidor e agora abra as propriedades do computador, depois clique em alterar as configurações para alterar o sufixo DNS. Etapas ilustradas abaixo:

141

151

17

9. Nesta etapa iremos alterar o sufixo DNS. No meu caso ainda estava do domínio passado (diego.com). Alterei para o novo: diegogouveia.com. Após alterar clique em OK e depois aparecerá a mensagem para reiniciar o DC. Reinicie.

18

19

10. Com o servidor reiniciado, abra o Active Directory e note que o mesmo já está com o novo nome do domínio.

131

11. O domínio já foi alterado. Agora precisamos corrigir as informações sobre as GPOS, pois, se você notar, ao abrir o console de GPOs aparecerá uma mensagem como essa:

22

12. Para corrigir, abra o CMD e execute o comando gpfixup /olddns:nomeantigodomínio/newdns:novodomínio. No meu exemplo ficou:

gpfixup /olddns:diego.com/newdns:diegogouveia.com

No final aparecerá ums mensagem informando que ocorreu tudo Ok.

23

13. Agora execute outro comando gpfixup /oldnb:nomeantigo /newnb:novonome. No meu contexto: 

gpfixup /oldnb:diego /newnb:diegogouveia

24

14. Reinicie o servidor por duas vezes, assim como as estações.

15. Após o servidor reiniciar, limpe as informações do antigo domínio com o comando: rendom /clean e use um segundo comando chamado rendom /end para o domínio voltar a produção.

25

16. Abrindo nosso console de GPO o erro já não mais aparecerá:

26

Este artigo também pode ser visto no site: www.diegogouveia.com.br

Fonte: Profissionais TI

Nenhum comentário

Comentários Facebook