Sinais que indicam que você deve trocar o HD do seu computador

Olá, pessoal, tudo bem?

Depois de algum tempo sem escrever nada, dado o resultado do artigo “Disco danificado… dá para recuperar dados? Dicas que você pode fazer antes de tomar uma decisão“, resolvi escrever sobre alguns sinais e como diagnosticar se está na hora de trocar o seu HD antes que seus dados sejam perdidos.

Observe se algum(ns) desses problemas estão acontecendo com seu computador.

1 – Você está trabalhando (ou usando seu PC) e, assim do nada, ele desliga abruptamente!

Esse sinal às vezes engana e pode ser uma das hipóteses abaixo:

a) Superaquecimento: devido ao acúmulo de sujeira, é normal o dissipador de calor, uma peça de alumínio (ou cobre – ou mista) que fica entre o processador e o cooler (ventoinha que esfria o dissipador), ser impedido de captar o calor do processador. Na placa-mãe tem um chip que é responsável por controlar a temperatura do processador e dos chipsets (ponte sul e ponte norte) e quando essa temperatura ultrapassa o valor definido pelo fabricante, o computador desliga para proteger os componentes. Ainda sobre o superaquecimento, pode ser que o cooler esteja danificado ou até mesmo queimado.

No SETUP do CMOS (chip de configuração do BIOS) é possível (alguns modelos podem não ter esse tipo de controle graficamente (pode ser automático)) monitorar as condições do funcionamento.

monitor_BIOS

Se as condições estiverem dentro dos padrões, tem boas chances de que seu HD está com problemas.

Para ter certeza experimente apalpar o HD e verifique a temperatura dele. Se não consegue ficar com a mão sobre ele por uns 20 segundos ou menos, ele está superaquecendo… Pode providenciar outro!

b) Barulhos: coloque seu ouvido próximo ao disco e observe o barulho que ele emite durante o funcionamento – se ouvir estalos ou pequenas batidas ele também pode estar com problemas.

2 – Quando você liga seu PC ele demora mais que o normal (geralmente entre 25 / 45 segundos) para ficar pronto para uso e dá umas travadas durante o uso – ele pode estar te avisando que está com problemas.

Mas você pode verificar se a causa não tem outra origem. Pressione as teclas Windows + R e digite taskmgr e clique na guia desempenho.

taskmgr_windows

Se o uso do CPU (processador) estiver acima de 60% a causa pode estar aí. Se o uso da memória estiver acima de 80%, pode ser necessário comprar novos blocos de memória.

3 – Se quando você liga seu PC ele emite a seguinte mensagem:

smart-error

Aí, sim, você deve trocar o mais rápido possível pois essa checagem, feita automaticamente pela maioria dos discos, indica que a vida útil de seu disco está se findando ou veio com esse problema de fábrica.

Mas ATENÇÃO: Essa mensagem pode não aparecer se o alerta estiver desativado no SETUP, para isto, entre no SETUP e veja… Ela deve estar com status de ENABLE (Habilitada), como mostra a imagem abaixo.

bios-computador-setup

4 – Outro diagnóstico que você pode fazer é deixar seu HD em teste durante a noite.

Existem diversos aplicativos que fazem isto, mas eu recomendo o Victoria HD Disk, que pode ser baixado aqui (não me responsabilizo por execução de aplicativos de terceiros).

Este aplicativo é bem simples de usar, basta executa-lo e clicar na guia Standard (se você tiver mais que um HD em seu PC) e selecionar o disco que deseja testar e depois clicar na guia TESTS e clicar no botão START.

victoria-teste-hd-hard-disk

Depois de executado, verifique o resultado, sendo Err (ícone azul) o mais grave, pois se refere aos famigerados BAD BLOCKS (blocos ruins) do disco e mesmo que tenha UM, o HD deve ser trocado.

Por hoje é só pessoal, espero que tenha gostado das dicas e se quiser pode deixar seu comentário aí embaixo que eu respondo assim que for notificado.

Grato!

Fonte: Profissionais TI

Nenhum comentário

Comentários Facebook