Sysprep – Duplicação, Auditoria, Reconfiguração e Reativação do Sistema Operacional

Olá pessoal,

Voltando aos meus tutoriais, estarei passando neste uma dica muito útil.

O Sysprep, como seu próprio nome diz, prepara o Sistema Operacional para alguma finalidade, sendo a principal, a duplicação do próprio Sistema Operacional. Provavelmente muitos vão me perguntar pra que duplicar o Sistema Operacional, então vamos a resposta:

Supondo que eu tenha que fazer uma implantação do Windows em diversos computadores de uma empresa ou organização. Além de ser muito trabalhoso fazer a instalação um a um, iria levar uma eternidade para instalar em todos. Então, o ideal, e digamos um nível mais profissional, seria preparar um sistema base em um computador para depois duplicarmos para os outros computadores.

Poucos tem conhecimento de que o Sysprep já vem nas edições do Windows.

Bom, o primeiro passo é fazer uma instalação limpa do Windows (no caso aqui Windows 8.1).

Ao terminar de fazer a instalação, vem todo aquele processo de configuração inicial do Windows incluindo a de adicionar o usuário.

Ao finalizar estas configurações, o Windows irá iniciar pela primeira vez. Como na duplicação vou querer também outros softwares de uso diário, por exemplo, o Microsoft Office, deixaremos este instalado também no computador base, assim quando for instalar o Windows nos outros PCs, o Microsoft Office estará junto.

Agora que o Sistema já está pronto e configurado, chega a hora de prepará-lo para ser duplicado e é aí que entra o Sysprep.

Este comando, além de ter como finalidade a preparação do Sistema para ser duplicado, pode ser usado também para a auditoria do Windows, para inciar suas configuração nas opções de boas-vindas e reiniciar a ativação do Windows.

Diferente dos comandos nativos do DOS, que podem ser executados direto sem a necessidade de localizar o Comando, você necessita estar dentro da pasta do Sysprep para poder executá-lo.

Como de costume, vou colocar imagens nas explicações para uma melhor compreensão.

O primeiro passo a fazer é executar o Prompt de Comando em modo Administrativo.

Se você está usando o Windows 8 / 8.1, com o cursor do mouse no canto inferior esquerdo da tela, clique com o botão direito do mouse e então clique em Promt de Comando (Admin) como  é mostrado na imagem abaixo.

prompt1

Aparecerá uma tela para permitir a execução do Prompt de Comando, clique em Sim e aparecerá o Prompt de Comando em modo Administrativo.

prompt2

Reparem que, quando executamos o Prompt de Comando em modo administrativo, inicialmente já estaremos dentro da pasta System32, diferente do Prompt em modo usuário que entra em sua pasta pessoal.

Como já estamos dentro da pasta System32, executaremos o comando cd Sysprep <enter> para entrar na pasta do Sysprep, pois, a pasta deste comando está dentro da pasta System32.

prompt3

Se executarmos o comando Sysprep, direto sem nenhum parâmetro junto, será aberta a janela com as opções para selecionarmos. Já se executarmos este comando seguido de seu parâmetro, o comando ignorará esta janela e executará direto o procedimento escolhido. Ficou meio confuso?

Então vamos à prática para um melhor entendimento.

Conforme a imagem anterior, já estamos dentro da pasta do Sysprep. Agora vamos digitar sysprep <enter>. Aparecerá a janela da imagem abaixo.

Caso queira executar com a opção de OOBE e opção de reinicializar, deixe como está e clique em OK. Começará a execução dos procedimentos. A opção OOBE, fará com que o Sistema inicialize para a sua reconfiguração, por exemplo, de cores do tema, conexão wifi, configurações das atualizações do sistema, conta do usuário, etc.

sysprep1

Para visualizarem melhor este procedimento, faremos ele digitando o parâmetro direto na linha de comando.

Vamos digitar sysprep /oobe <enter> e então começará a execução direta do procedimento escolhido.

sysprep oobe2

Ao terminar a opção acima, o PC será desligado. Caso queira que, ao terminar, o PC seja reinicializado, coloque o parâmetro /reboot. Reparem nas imagens a seguir que os procedimento de configuração do Sistemas iniciam novamente como se fossem uma instalação nova.

sysprep oobe3

sysprep oobe4

sysprep oobe5

sysprep oobe6

Uma opção também interessante para o uso do Sysprep, seria na utilização de um Windows Evaluation que está prestes a perder o seu período de avaliação e que você necessita reiniciar o processo de ativação para continuar os seus testes. Neste caso, use a opção /generalize. Isto fará com que reinicie o processo de ativação, iniciando novamente a contagem do período. Serve também para quando comprar o Windows por volume de licença e queira que cada terminal seja ativado separadamente. Então você pode estar usando a opção /generalize para recomeçar o processo de ativação do sistema. Este processo também excluirá os pontos de restauração, arquivos de instalação do sistema que ainda permanecem internos e outros arquivos temporários.

Outra opção muito importante para os profissionais de TI, é a opção /audit. Nela o Windows inicia no modo de auditoria e como usuário Administrador. Com isso, é possível customizar mais ainda o sistema. Como exemplo, é possível excluir drivers desnecessários ou fazer qualquer tipo de alteração.

O Sysprep tem a opção também de executar um arquivo de resposta (XML), do qual você já deixa suas respostas do sistema configuradas para não necessitar a intervenção do usuário, e assim já respondê-las automaticamente. Não vou aprofundar esta parte, pois não é o propósito deste artigo explicar sobre o arquivo de resposta.

Espero ter ajudado e de não ter esquecido nenhum detalhe.

Se quiserem testar, sugiro usarem uma máquina virtual.

Abraço!

Fonte: Profissionais TI

Nenhum comentário

Comentários Facebook