TP-Link: Aprenda a configurar seu roteador

TP-Link: Aprenda a configurar seu roteador
TUDO SOBRE

TP-Link

Como configurar corretamente um roteador TP-Link? Aliás, começando pelo começo: como instalar o modelo em casa? Vamos explorar cada uma dessas dúvidas neste passo a passo usando o modelo WR841N como ponto de partida. Se o seu modelo for outro, não se preocupe: os passos são basicamente os mesmos.

Sem mais delongas, vamos começar com a instalação física do roteador.

Instalação física

Antes de partir para as configurações, temos que instalar corretamente o roteador. Os modelos da TP-Link seguem mais ou menos um padrão na organização de portas, de forma que o que vamos falar aqui se aplica também a outros modelos.

Participe do nosso GRUPO CANALTECH DE DESCONTOS do Whatsapp e do Facebook e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

Em primeiro lugar temos que conectar o cabo ethernet que sai do modem na porta azul do roteador (WAN). Fazendo isso, o roteador já estará conectado à internet, fornecendo conexão para as máquinas conectadas com a configuração padrão. Isso tanto sem fio quando com fio, usando as quatro saídas amarelas (LAN) para conectar aparelhos como desktops e media centers.

Feito isso, vamos configurar o nome e a senha de segurança da rede doméstica.

Configuração dos roteadores TP-Link

Via de regra, a conexão sem fio dos roteadores TP-Link não usam senha por padrão. Ou seja, basta usar um notebook ou smartphone para se conectar. Ou mesmo usar um cabo ethernet, conectado no equipamento e na porta amarela (LAN) do roteador. Em seguida, vamos aos passos.

1. Em qualquer navegador (Chrome, Firefox, etc), digite 192.168.1.1 na barra de endereços ou, em alguns modelos, tplinklogin.NET

2. Você chegará à tela de login do roteador. Por padrão, tanto o login quanto a senha é admin. Caso contrário, ambos estão escritos na parte de baixo do roteador.

Nota: considere mudar a senha de acesso ao roteador após a configuração.

3. Agora você está na página padrão de configuração dos modelos da TP-Link. Para configurar as principais opções, clique em “Quick Setup”, ou “Passo a passo”, dependendo da língua padrão.

4. Considerando a imagem abaixo, vamos ver opção por opção:

  • Wireless Radio: habilita ou desabilita a rede sem fio
  • SSID: nome da conexão sem fio.
  • Region: “Brasil” por padrão. É importante pois configura também o fuso do roteador.
  • Channel: automático por padrão (detecta o melhor disponível).
  • Mode: selecione a que oferece mais opções (“11bgn mixed”, no caso).
  • Channel Width: selecione “automático”, que oferece um range mais apropriado.
  • Max Tx Rate: velocidade máxima da rede. Selecione o valor com maior valor (300 Mbps, no caso).
  • Wireless Security: selecione WPA-PSK/WPA2-PSK, um padrão de criptografia bastante forte. Logo abaixo, crie a sua senha no campo “PSK Password” de acordo com suas preferências. Tente mesclar letras, números e símbolos para torná-la mais forte.

5. Em seguida, clique em “Next” e, na próxima página, clique em 'Reboot' (Reiniciar) para salvar as configurações.

6. Espere as configurações serem armazenadas no roteador e depois conecte novamente. Agora basta se conectar usando a nova senha e pronto! Seu roteador TP-Link está configurado.

Fonte: Canal Tech

Nenhum comentário

Comentários Facebook