Bloqueando a instalação de aplicativos no Windows 10

Olá, pessoal!

Neste tutorial irei demonstrar de forma prática e objetiva como bloquear a instalação de aplicativos no Windows 10.

Quando fazemos uma instalação no Windows 10, por padrão o primeiro usuário do sistema tem o perfil de administrador. Para que possamos restringir a instalação e desinstalação de programas devemos incluir os usuários com o perfil padrão.

Para isso, acessando o Windows 10 com um usuário de perfil administrativo, iremos clicar com o botão esquerdo do mouse no ícone de notificações situado no canto inferior direito da barra de tarefas. Então abrirá a janela de notificações com alguns botões de atalhos de configurações. 

Iremos então clicar no botão “Todas as configurações”. Caso este botão não esteja aparecendo, basta clicar em “Expandir”.

BloqueioApp01Abrirá a janela de Configurações do Windows e, entre as opções que aparecem, iremos clicar em “Contas”.

BloqueioApp03

Dentro da janela configuração de contas, entre as opções da coluna da esquerda, iremos clicar em “Família e outras pessoas”.

BloqueioApp04

Dentro da opção “Família e outras pessoas” que aparece do lado direito da janela, iremos clicar na segunda opção de adição de usuário que é “Adicionar outra pessoa a este PC”.

BloqueioApp05

Na janela seguinte, como iremos adicionar este usuário como conta de usuário local, iremos clicar em “Não tenho as informações de entrada desta pessoa” que está localizada na parte inferior desta janela.

BloqueioApp06

Como vamos adicionar com um nome de usuário local ao invés do e-mail, iremos clicar em “Adicionar um usuário sem uma conta Microsoft”.

BloqueioApp07

Na janela seguinte irá solicitar o nome do usuário e a senha de login.

BloqueioApp08

Enquanto digitamos as senha, irá aparecer três perguntas de segurança para poder recuperar a senha. Para prosseguirmos deveremos selecionar as perguntas e respondê-las e então poderemos clicar em “Avançar”.

BloqueioApp09

Ao clicar em Avançar, retornaremos à janela de adição de novas contas de usuário, a qual poderemos notar que o usuário foi adicionado.

BloqueioApp10

Agora poderemos sair do usuário com perfil administrativo e acessar o usuário com o perfil padrão. Para isso, clicamos com o botão direito do mouse na logo do Windows situado no canto inferior esquerdo da área de trabalho, depois clicaremos com o botão esquerdo do mouse em “Desligar ou  sair” e em seguida clicaremos em “Sair”.

BloqueioApp11

Feito o logoff do Administrador, iremos notar que no canto inferior esquerdo da tela de login, aparecerão os usuários cadastrados. Aqui no caso, clicaremos em “usuario” e no meio da tela iremos colocar a senha adicionada para ele.

BloqueioApp12

Como é o primeiro acesso deste usuário, pode demorar uns instantes até que o Windows prepare as configurações e diretórios referentes ao mesmo.

Para efetuar este teste, foi baixado o aplicativo utorrent, para podermos instalá-lo.

BloqueioApp13

Ao darmos um duplo clique no aplicativo utorrent, abrirá uma janela solicitando a senha do Administrador para que se possa efetuar a instalação.

BloqueioApp14

Da mesma forma que apareceu esta janela, se for tentar desinstalar um aplicativo, será necessária a permissão administrativa para poder prosseguir com a desinstalação.

Espero ter ajudado e até a próxima.

Fonte: Profissionais TI

Nenhum comentário

Comentários Facebook