Aprenda como mudar a senha do roteador e do WiFi Linksys

Aprenda como mudar a senha do roteador e do WiFi Linksys

Para garantir mais segurança e proteger o roteador Linksys, é necessário que o usuário altere as configurações do roteador WiFi. Ele pode fazer isso digitando o número de IP no navegador e autenticando com nome e senha. A maioria dos modelos mantém o registro padrão, que é o código 'admin' tanto para nome de usuário quanto para senha.

Isso pode ser muito perigoso e prejudicar a segurança da sua rede na Internet, porque desprotegido assim, qualquer pessoa com acesso pode mudar a sua senha wireless e dados. Para evitar que tal coisa aconteça, acompanhe no passo a passo como personalizar as credenciais de configuração nesse tutorial pelo PC.

Antes de tudo você precisa descobrir qual é o IP do roteador; é por meio dele que você poderá acessar as configurações da sua rede e habilitar diferentes recursos. Com as dicas a seguir você vai aprender como descobrir o IP de acesso em qualquer modelo de roteador utilizado. Existem duas maneiras diferentes de descobrir o IP do roteador: através das propriedades da conexão ou pelo prompt de comando. Confira:

Participe do nosso GRUPO CANALTECH DE DESCONTOS do Whatsapp e do Facebook e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

Descobrindo o IP do roteador através das Propriedades da conexão local

Passo 1. Na barra de tarefas, clique no ícone do computador que está na parte inferior à direita, ao lado do relógio, e selecione a opção 'Abrir a Central de Rede e Compartilhamento'.

roteador Linksys

Passo 2. Na janela que se abre, clique em 'Conexão Local' e, na janela seguinte, em 'Detalhes...'

roteador Linksys

Passo 3. Localize na lista o número correspondente ao Gateway Padrão. É com esse número que você irá acessar o menu do seu roteador.

roteador Linksys

Descobrindo o IP do roteador através do Prompt de comando

Passo 1. Clique no botão 'Iniciar' do Windows e digite 'cmd' (sem as aspas) na caixa de pesquisa. Quando o ícone aparecer, clique nele.

roteador Linksys

Passo 2. Uma janela preta vai se abrir, digite então o comando 'ipconfig' e pressione Enter.

Passo 3. Em seguida, um processamento irá acontecer, basta localizar o número correspondente ao Gateway Padrão.

roteador Linksys

Pronto! Usando uma dessas duas operações você terá o endereço do IP do seu roteador.

Mudando a senha do roteador

Passo 1. Garanta antes que o seu computador esteja conectado ao WiFi que deseja acessar. Abra o navegador e digite na barra de endereços o IP/Gateway que você descobriu anteriormente e pressione enter.

Passo 2. Uma aba de autenticação vai aparecer. Você deve então digitar o nome de usuário e senha. Por padrão, tanto o nome de usuário quanto a senha são 'admin'. (isso pode variar dependendo do modelo). Confirme clicando em 'Fazer login'.

roteador Linksys

Passo 3. Clique na aba 'Administration', e na subcategoria 'Management' digite a sua nova senha no campo 'Password'. Logo depois, confirme redigitando a nova senha no campo logo abaixo. Depois basta clicar no botão 'Save settings'.

roteador linksys

Passo 4. Em seguida será aberta a aba para acessar as configurações do roteador usando as novas credenciais. Digite os novos dados e confirme em 'OK'. Pronto! Agora só quem conhecer essas credenciais pode alterar os ajustes do roteador WiFi, mesmo se tiver a senha wireless.

Mudando a senha e o nome da rede Wireless

Passo 1. No menu do topo, clique na aba Wireless. Na subcategoria 'Basic Wireless Settings', você poderá mudar o nome da sua rede. Basta digitar o novo nome no campo 'Wireless Network Name' e clicar em seguida no botão 'Save Settings'.

roteador linksys

Passo 2. Ainda na aba 'Wireless', clique sobre a subcategoria 'Wireless Security' e, no campo 'WPA Shared Key', digite a nova senha do WiFi. Confirme clicando no botão Save Settings'.

roteador linksys

Pronto! O nome da sua rede foi alterado e a senha também! É recomendável mudar a senha do WiFi periodicamente para garantir que terceiros não a estejam usando, o que pode prejudicar a velocidade de sua conexão além de sua segurança.

Fonte: Canal Tech

Nenhum comentário

Comentários Facebook