Como ativar o Portal do Cidadão e se aproximar dos políticos no Facebook

Como ativar o Portal do Cidadão e se aproximar dos políticos no Facebook
Tudo sobre

Facebook

Agora que as eleições chegaram oficialmente ao fim em todo o Brasil e diversos candidatos foram nomeados de maneira democrática para representarem bairros, cidades, estados e o país, é hora de continuar exercendo o papel de cidadão e manter-se atento às mudanças que foram prometidas durante as campanhas, bem como ficar de olho nas melhorias em geral.

Afinal, o papel de cidadania não tem hora para acabar. Dado isso, já há algum tempo, o Facebook implementou uma ferramenta nova com o objetivo de aproximar os cidadãos de seus representantes políticos, independente de o usuário ter votado nele ou não. O recurso é chamado Portal do Cidadão, e reúne os vencedores destas eleições, bem como os atuais governantes ainda em mandato.

Além dos representantes políticos, também é possível explorar novidades das principais instituições governamentais, tais como a Companhia de Engenharia de Tráfegos (CET de São Paulo), a Polícia Civil, dentre outros.

Assista Agora: Saiba quais são os 5 maiores problemas das empresas brasileiras e comece 2019 em uma realidade completamente diferente.

(Imagem: Jessica Pinheiro/Canaltech)

Inicialmente, a ferramenta foi lançada nos Estados Unidos em março de 2017, mas por aqui só chegou no início de outubro de 2018, sendo o Brasil o segundo país a receber o recurso. Aliás, a função já parece estar disponível para a maioria das pessoas, aparecendo em forma de notificação. Mas, caso você não tenha visto a novidade chegando, ou se não sabe exatamente como configura-la, vamos te dar uma mão nisso.

Separamos aqui, então, um passo a passo para você ativar o recurso em seu Facebook e assim, ficar de olho no trabalho dos representantes políticos de sua região, incluindo governadores, deputados, senadores e, claro, o presidente da república. Primeiramente, nos aplicativos de dispositivos móveis.

No aplicativo:

Assim que abrir o aplicativo, vá no menu Explorar que fica no canto esquerdo. Procure pela opção Portal do Cidadão. Talvez seja necessário clicar em Ver mais para que o recurso apareça. Assim que a ferramenta aparecer listada, toque nela.

(Imagem: Ares Saturno/Canaltech)

A tela introdutória do Portal do Cidadão exibirá uma mensagem, dizendo que poderá ajuda-lo a “se manter conectado com o seu governo durante o período entre as eleições”. Ele vai pedir uma confirmação de localização e você precisará tocar no botão Confirmar localização para prosseguir.

(Imagem: Ares Saturno/Canaltech)

Depois, os segmentos políticos aparecerão listados: Representantes estaduais, Representantes federais, etc. Selecione Seguir todos e, após rolar até o final e concluir esta etapa, por fim, toque em Concluir.

No desktop:

Na versão web do Facebook, o processo é bastante semelhante. Primeiro, procure pelo menu Explorar à esquerda — fica logo abaixo dos Atalhos. Caso necessário, clique em Ver mais. Assim que localizar a ferramenta Portal do Cidadão, será redirecionado para uma nova página.

(Imagem: Jessica Pinheiro/Canaltech)

Aqui, o Facebook vai mostrar os representantes políticos de acordo com a cidade que você está morando – esta informação geralmente já está configurada no seu perfil. Mas caso queira, você pode alterar a localização, clicando no ícone do lápis no menu à direita, onde está escrito Seu endereço.

(Imagem: Jessica Pinheiro/Canaltech)

Aqui, você pode especificar o seu bairro e a ferramenta automaticamente vai filtrar os representantes políticos da sua região. Depois, clique em Seguir todos e pronto: uma lista com todos os representantes políticos, os atuais e os próximos, vai aparecer, juntamente com as principais instituições e serviços.

(Imagem: Jessica Pinheiro/Canaltech)

Na aba Diretório, você terá os ícones organizando os representantes políticos e instituições em diferentes grupos: Tudo, Serviços do governo, Representantes municipais, Representantes estaduais, Representantes federais. Ao clicar em cada um deles, você verá as páginas de cada um dos políticos que foram eleitos, bem como os que ainda estão em mandato.

(Imagem: Jessica Pinheiro/Canaltech)
(Imagem: Ares Saturno/Canaltech)

Você pode escolher clicar em Seguir cada um dos representantes para que as publicações deles apareceram em sua linha do tempo pessoal, ou pode selecionar a aba Explorar, onde verá todas as atualizações dos representantes políticos de seu município, governo, estado e país, reunidos em um só lugar.

(Imagem: Jessica Pinheiro/Canaltech)

A aba Explorar também está disponível na versão app do Facebook. Além disso, vale apontar que a opção de Contato está disponível para todos os representantes políticos que aparecerem listados na aba Diretório.

Fonte: Canal Tech

Nenhum comentário

Comentários Facebook