Como criar um backup de seus arquivos com o programa Comodo Backup

Como criar um backup de seus arquivos com o programa Comodo Backup

Que tal um programa gratuito e bastante competente para criar cópias de segurança para seus documentos mais importantes? Se você já deletou algum arquivo acidentalmente ou mesmo teve que formatar a máquina e perdeu todos os dados, o Comodo Backup é para você. Siga esse passo a passo e garanta a segurança de seus dados.

Após instalado, o Comodo Backup faz um rápido escaneamento no sistema para detectar diretórios importantes e espaço disponível em disco logo da primeira vez que é aberto.

1 - Escaneamento inicial - Comodo Backup

A janela inicial do programa mostra o status de todos os backups criados pelo usuário, e na primeira vez que é aberta irá naturalmente acusar que nenhum foi feito ainda. Na parte de baixo da janela, no campo 'Online Storage', é possível cadastrar uma conta do Comodo Cloud e utilizar o serviço para salvar as suas cópias de segurança. Basta clicar em 'Registrar gratuitamente agora', preencher o cadastro e começar a utilizar o serviço, que funciona de forma muito semelhante ao Dropbox e Google Drive.

Participe do nosso GRUPO CANALTECH DE DESCONTOS do Whatsapp e do Facebook e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

Para criar um novo backup, clique na opção 'Backup' no menu esquerdo logo abaixo de 'Casa'.

1 - Tela inicial - Comodo Backup

Para programar a criação de cópias de segurança são necessários apenas três passos. No primeiro o usuário deve escolher se ela vai ser feita no sistema inteiro ou de diretórios específicos pela aba 'Backup Source', onde cada opção possui uma finalidade específica. Na opção 'Backup Type' é possível escolher que tipo de atualização o arquivo final terá, escolhendo entre três opções:

  • Completo: cada arquivo será uma cópia completa, gerando arquivos independentes e recomendado para quem deseja manter várias versões sobre o mesmo arquivo original;
  • Diferencial: cada realização do backup engloba apenas as variações do arquivo original;
  • Incremental: o novo arquivo trocará o antigo por uma versão mais atualizada;

Em nosso exemplo vamos criar uma cópia de segurança de uma pasta. Para isso clicamos em 'Adicionar pasta...' e selecionar os diretórios que devem ser incluídos, clicando em 'Próximo' para continuar.

3 - Passo 1 da criação do backup - Comodo Backup

Na próxima etapa o usuário deve selecionar qual a localização do arquivo de backup, escolhendo entre 'Comodo Cloud', 'Meu Computador', gravar em uma mídia em 'CD / DVD', 'Rede', 'FTP Server' se este estiver disponível mandar por e-mail em 'E-mail'. Em nosso exemplo selecionamos a pasta 'Backup' na partição 'D:' do computador e clicamos em 'Próximo'.

4 - Passo 2, localização do arquivo de backup - Comodo Backup

Agora é a hora de personalizar o arquivo final, escolhendo entre as opções que o Comodo Backup oferece. Dentre todas elas tem algumas que merecem uma atenção especial:

  • Macros e descrição: recomendado para automatizar o arquivo, acrescentando automaticamente data e hora ao arquivo final, por exemplo;
  • Compressão e split: faz o programa dividir o arquivo em tamanhos pré-programados, como 700 MB (CD), 4,7 GB (DVD) e assim por diante;
  • Proteção por senha: para proteger o arquivo final;
  • Uso de recursos: recomendado para computadores com baixo poder de processamento ou mesmo para executar o processo em segundo plano sem interfirir no uso comum do computador;
  • Notificação por e-mail: para alertar caso o backup tenha sido bem sucedido ou não;

No botão ao lado de 'Backup Now' é possível agendar o processo, ideal para aqueles que querem automatizar o processo. Basta clicar em 'Backup Now' e aguardar o processo terminar.

5 - Opções de personalização - Comodo Backup

Quando o processo terminar, clique em 'Acabamento' e está tudo feito, garantindo que o usuário sempre terá uma cópia de segurança dos arquivos que considerar mais importantes.

Conseguiu concluir todas as etapas? Comente para nós.

Fonte: Canal Tech

Nenhum comentário

Comentários Facebook