Aplique qualquer cor às suas fotos com o 'Mapa de Degradê' do Photoshop

O 'Mapa de degradê' do Photoshop é um recurso capaz de modificar completamente a estrutura tonal das imagens ao mapear a escala de tons de cinza delas para as cores de um preenchimento gradiente. As sombras e as luzes da imagem recebem os tons das extremidades do degradê, enquanto os meio tons recebem as cores atribuídas ao centro do degradê.
Com esse ajuste, é possível obter combinações vibrantes ou variações de preto e branco ou sépia. Tudo depende das cores selecionadas. Se o seu objetivo é copiar as cores de outra foto, veja nosso tutorial sobre correspondência de cor. Se você deseja trocar a cor de objetos específicos na foto, veja nosso tutorial sobre subsituição de cor.
Para aprender a utilizar o ajuste 'Mapa de degradê' do Photoshop, acompanhe o passo a passo abaixo.
Passo 1: abra a imagem no Photoshop
Inicie o Photoshop e abra a imagem que você deseja alterar através do comando 'Arquivo'

Selecionando o comando 'Abrir' no Photoshop.
Localize em seu computador a imagem desejada e clique em “Abrir”. A imagem que utilizaremos neste tutorial é a seguinte:

A imagem escolhida para o tutorial possui uma variada gama de brilhos, sombras e tonalidades que evidenciarão as diversas cores do mapa de degradê.
Passo 2: acesse o recurso 'mapa de degradê'
Agora que a imagem foi selecionada, abra o ajuste de 'Mapa de degradê' através do comando de menu 'Imagem'

Selecionando o comando de menu 'Mapa de degradê...' em 'Imagem' > 'Ajustes' no Photoshop.
Passo 3: configure o mapa de degradê
Você será apresentado à caixa de diálogo do comando 'Mapa de degradê'.

Caixa de diálogo 'Mapa de degradê'.
Nesta janela, será possível ajustar o mapa que será aplicado à imagem através das seguintes opções:
- 'Degradê'
- 'Pontilhamento'
- 'Reverter'
- Não se esqueça de deixar a caixa de seleção 'Visualizar'
Passo 3: edite o degradê
Agora modifique o degradê que será aplicado. Para isso, clique sobre a barra do degradê ( na tela anterior). Você será apresentado à caixa de diálogo 'Editor de gradiente'.


Caixa de diálogo 'Editor de gradiente'.
- 'Predefinições'
- 'Nome'
- 'Interrupção de cor'
- 'Cor'
- 'Localização'
Dica: procure manter cores escuras do lado esquerdo do gradiente e as cores claras do lado esquerdo, assim o mapa se manterá correspondendo com as sombras e luzes originais da imagem.
Assim que fizer todos os ajustes e ficar satifeito com o resultado pré-visualizado, clique no botão OK para fechar a caixa de diálogo 'Editor de gradiente' e novamente em OK para fechar a caixa de diálogo 'Mapa de degradê' e aplicar o ajuste. Nos exemplos, obtivemos resultados como estes:

Acima: criando o efeito 'sépia'. Meio: aplicando uma combinação inusitada de cores sem alterar muito a estrutura de brilho/sombra. Abaixo: usando duas cores com a mesma iluminação.
Não se esqueça de salvar as alterações na imagem através do comando de menu 'Arquivo' > 'Salvar', (ou File > Save, em inglês). Você também pode utilizar o atalho de teclado “Ctrl + S” para este comando.
Fonte: Canal Tech
Comentários
Postar um comentário