Retire o excesso de luz e sombra das fotos com o "Sombras/Realces" do Photoshop

Retire o excesso de luz e sombra das fotos com o

'Sombra/Realce' é um recurso de correção do Photoshop para imagens que possuem problemas relacionados a sombras, ou para a correção de objetos que ficaram claros demais porque estavam muito próximos ao flash da câmera.

O recurso não só clareia ou escurece uma imagem como um todo, mas também leva em consideração os pixels adjacentes nas sombras ou nos realces. Para usá-lo, há controles separados de sombras e realces que, com poucos cliques, melhoram uma foto com excesso de tons claros ou escuros.

Neste tutorial, vamos aprender a utilizar o ajuste de 'Sombras/Realces'. Vamos lá? Acompanhe o passo a passo abaixo.

Participe do nosso GRUPO CANALTECH DE DESCONTOS do Whatsapp e do Facebook e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

Passo 1: abra a imagem no Photoshop

Inicie o Photoshop e abra a imagem que você deseja corrigir através do comando 'Arquivo'

Tutorial Símbolo 1
> 'Abrir'
Tutorial Símbolo 2
(ou File > Open, em inglês)
. Você também pode utilizar o atalho de teclado “Ctrl + O” para este comando.

Photoshop Abrir

Selecionando o comando 'Abrir' no Photoshop.

Localize em seu computador a imagem desejada e clique em “Abrir”. A imagem que utilizaremos neste tutorial é a seguinte:

Imagem Exemplo Sombras Realces

A imagem escolhida para o tutorial possui um contraste marcante com sombras e luzes que permitem visualizar com facilidade o resultado da aplicação do filtro.

Passo 2: acesse o recurso 'Sombras/Realces'

Agora que a imagem foi selecionada, abra o ajuste de 'Sombras/Realces' através do comando de menu 'Imagem'

Tutorial Símbolo 1
> 'Ajustes'
Tutorial Símbolo 2
> 'Sombras/Realces...'
Tutorial Símbolo 3
, (ou Image > Adjustments > Shadows/Highlights..., se você utilizar a versão em inglês). Este comando não possui atalho de teclado.

Menu Ajustes Sombras Realces

Selecionando o comando de menu 'Sombras/Realces...' em 'Imagem' > 'Ajustes' no Photoshop.

Passo 3: configure a redução de sombras ou realces

Você será apresentado à caixa de diálogo do comando 'Sombras/Realces'.

DIálogo Sombras Realces

Caixa de diálogo 'Sombras/Realces'.

Nela, será possível ajustar os níveis de sombras e realces da imagem através das seguintes opções:

  • 'Sombras'
    Tutorial Símbolo 1
    (ou Shadows, em inglês): diz respeito às sombras presentes na imagem. Quanto maior a porcentagem imputada no campo 'Intensidade' (ou Amount, em inglês), maior será o nível de redução de sombras;
  • 'Realces'
    Tutorial Símbolo 2
    (ou Highlights, em inglês): diz respeito às luzes, ou áreas de alta luminosidade, presentes na imagem. Quanto maior a porcentagem imputada no campo 'Intensidade' (ou Amount, em inglês), maior será o nível de redução de realces;
  • 'Carregar.../Salvar...'
    Tutorial Símbolo 3
    (ou Load.../Save..., em inglês): permitem que as configurações de ajuste do 'Sombras/Realces' sejam salvas como um arquivo .SHH no computador através do botão 'Salvar...', e carregar uma configuração previamente salva como arquivo através do botão 'Carregar...'. Estas opções são úteis para usuários que aplicam o mesmo tipo de ajuste com frequência;
  • Não se esqueça de deixar a caixa de seleção 'Visualizar'
    Tutorial Símbolo 4
    (Preview, em inglês) marcada para ver os resultados dos ajustes na imagem em tempo real.

Dica: evite definir a 'intensidade' de sombra ou realce para 100%, pois esta configuração pode criar manchas na imagem, dependendo do tipo de sombra ou realce captado. Para melhores resultados, combine uma aplicação mais suave do 'Sombras/Realces' com o ajuste de Níveis do Photoshop.

Assim que fizer todos os ajustes e ficar satifeito com o resultado pré-visualizado, clique no botão OK para fechar a caixa de diálogo 'Sombras/Realces' e aplicar o ajuste. No exemplo, o resultado obtido foi o seguinte:

Resultado Sombras Realces

Acima: imagem original. À esqueda: redução de sombras. À direita: redução de realces. Abaixo: redução de sombras + redução de realces aplicada a imagem original.

Não se esqueça de salvar as alterações na imagem através o comando de menu 'Arquivo' > 'Salvar', (ou File > Save, em inglês). Você também pode utilizar o atalho de teclado “Ctrl + S” para este comando.

Avançado: mais opções de 'Sombras/Realces'

Além das opções apresentadas anteriormente, o ajuste de 'Sombras/Realces' pode disponibilizar outras configurações ao marcar a caixa 'Mais opções'. Fazendo isso, você será apresentado a uma caixa de diálogo maior:

Diálogo Mais Opções Sombras Realces

Caixa de diálogo 'Sombras/Realces' com a opção 'Mostrar Mais Opções' ativada.

  • 'Sombras' (ou Shadows, em inglês): diz respeito às sombras presentes na imagem. Quanto maior a porcentagem imputada no campo 'Intensidade' Tutorial Símbolo 1 (ou Amount, em inglês), maior será o nível de redução de sombras. Já a 'Largura de tons' Tutorial Símbolo 2 (ou Tonal Width, em inglês) define a tolerância para cores envolvidas na sombra; quanto maior a porcentagem, mais cores serão selecionadas. A opção 'Raio' Tutorial Símbolo 3 (ou Radius, em inglês) tem função parecida com a 'Largura de tons', mas atua mais abrangentemente e leva em conta não as cores, mas sim a escala de cinza das sombras. Combinando os 3 controles, é possível obter uma variada gama de tipo de redução de sombras;
  • 'Realces' (ou Highlights, em inglês): diz respeito às luzes, ou áreas de alta luminosidade, presentes na imagem. Quanto maior a porcentagem imputada no campo 'Intensidade' Tutorial Símbolo 4 (ou Amount, em inglês), maior será o nível de redução de realces. Já a 'Largura de tons' Tutorial Símbolo 5 (ou Tonal Width, em inglês) define a tolerância para cores envolvidas no realce; quanto maior a porcentagem, mais cores serão selecionadas. A opção 'Raio' Tutorial Símbolo 6 (ou Radius, em inglês) tem função parecida com a 'Largura de tons', mas atua mais abrangentemente, levando em conta não as cores, mas sim a escala de cinza dos realces. Combinando os 3 controles, é possível obter uma variada gama de tipo de redução de realces.
  • 'Correção de Cores' Tutorial Símbolo 7 (ou Color Correction, em inglês): compensa as alterações de luminosidade com saturação. Quando se retira sombra de agum objeto, ele pode ficar acinzentado, por isso o filtro faz automaticamente um ajuste na cor. Contudo, através desta opção, é possível controlar a intensidade deste ajuste;
  • 'Contraste de Tons Médios' Tutorial Símbolo 8 (ou Midtone Constrast, em inglês): como o filtro 'Sombras/Realces' lida diretamente com os tons claros e escuros da foto, os meio tons acabam ficando de lado. Mas, através desta opção, é possível ajustar o contraste dos tons médios e, assim, equilibrar os tons médios com a mudança realizada nas sombras e realces. O 'Recorte de Preto' e 'Recorte de Branco' funcionam como os níveis de Entrada e Saída do ajuste de níveis. Alterando estas opções é posível aumentar a quantidade de áreas brancas e pretas na imagem, o que, na prática, significa aumento de contraste;
  • 'Salvar como Padrões' Tutorial Símbolo 9 (ou Save as Deafaults, em inglês): ao clicar neste botão, as opções definidas na caixa de diálogo 'Sombras/Realces' será definida como o padrão do filtro. Ou seja, todas as vezes que você acessar o ajuste, estarão definidas essas mesmas opções;
  • Os botões 'Carregar...', 'Salvar...' e 'Visualizar' mantêm o mesmo funcionamento explicado anteriormente.

Utilize o método que melhor atender às suas necessidades e à complexidade das sombras e luzes que você quer atenuar. Se precisar aplicar este ajuste apenas em algumas partes da imagem, verifique a seção 'Avançado' do nosso tutorial sobre correspondência de cor.

Fonte: Canal Tech

Nenhum comentário

Comentários Facebook