Como bloquear qualquer publicação sobre BBB na internet

Como bloquear qualquer publicação sobre BBB na internet

Todo mês de janeiro somos lembrados daquelas siglas que fazem nosso sangue gelar: IPVA, IPTU, IR... e BBB. Ainda que, em sua 19ª edição, o Big brother Brasil continue sendo um dos programas de maior audiência da TV brasileira, o reality show é também um dos mais controversos do Brasil, e desperta amor e ódio quase que na mesma medida em toda a população. Enquanto algumas pessoas não querem nem ouvir falar no programa, outras o acompanham assiduamente e morrem de medo de se deparar com spoilers enquanto navegam nas redes sociais.

Independente de sua relação com o show, uma coisa é certa: existem meios de “silenciar” e fugir de qualquer conteúdo relativo ao programa em sites que podem te trazer notícias mesmo sem você procurar diretamente, como o Facebook, o YouTube e o Twitter.

Palavras-chave

Todos os métodos de bloqueio que mostraremos a seguir, sejam feitos pelas próprias configurações das redes sociais ou através de extensões do navegador, funcionam sob o mesmo critério: o bloqueio de palavras-chave. Isso quer dizer que, caso se configure uma palavra como “galinha” nesses métodos, qualquer publicação que contenha a palavra “galinha” no título ou descrição será travada e não aparecerá na sua timeline.

Assim, antes de mexer nas configurações e instalar programas de bloqueio das palavras, é importante fazer uma pesquisa e já deixar anotado em algum bloco de notas todos os principais termos vinculados ao programa.

Por exemplo, é bom já anotar todas as grafias possíveis do show (inclusive siglas), o que deve incluir “Big Brother”, “Big Brother Brasil”, “BigBrother”, “BigBrotherBrasil”, “BigBrotherBR”, “BBB” e “BBB19”, pelo menos. Caso consiga pensar em alguma outra grafia que possa ser usada por alguém que está falando do programa, anote-a também na sua lista.

Outro ponto importante também é pensar em termos que, ainda que não necessariamente sejam o nome do programa, fazem relação direta a ele, como “paredão”, “big fone”, “prova do anjo” e “prova do líder”.

Além disso, nomes de pessoas ligadas ao programa também são importantes de se anotar, principalmente àqueles ligados à Globo, como “Tiago Leifert” (apresentador atual do programa), “Pedro Bial” (apresentador antigo do programa) e “Boninho” (produtor do reality). Também é possível inserir os nomes dos participantes na lista, mas é preciso tomar mais cuidado nesse caso, já que as notícias normalmente utilizam apenas o primeiro nome dos 'brothers' e colocá-los no script de bloqueio pode travar outros conteúdos que nada têm a ver com o reality. Por exemplo, caso coloque o nome “Ana” na lista por ser como uma das participantes é conhecida, não serão bloqueadas apenas publicações do BBB, mas também qualquer publicação feita por pessoas que se chamam “Ana” ou que marcaram uma “Ana” na postagem. Então, caso queira incluir também o nome dos participantes, certifique-se de que não tem nenhum amigo ou parente que vai grilar por você estar bloqueando as postagens dele.

Bloqueando o BBB no Twitter

O Twitter é a rede social mais fácil de se bloquear qualquer conteúdo, pois ele já possui um filtro próprio que funciona muito bem.

Ao acessar o menu de palavras silenciadas, é possível ver uma lista de todas que estão sendo bloqueadas pela rede social (Captura: Rafael Rodrigues/Canaltech)

Para acessar é muito simples: tudo o que você precisa fazer é abrir o menu de configurações de sua conta (é preciso acessar as configurações através do navegador, pois o acesso ao bloqueio de palavras não existe no app do Twitter) e escolher a opção “Palavras que foram silenciadas”. Aí, é só clicar no botão “Adicionar” e colocar todas aquelas palavras e expressões que você anotou no bloco de notas.

Ao clicar no botão 'adicionar' é possível inserir mais palavras à lista e definir por quanto tempo o termo ficará bloqueado (Captura: Rafael Rodrigues/Canaltech)

Ao adicionar as palavras nesse menu, o Twitter irá automaticamente esconder da página e das notificações qualquer tweet onde qualquer uma dessas palavras aparece. É possível também configurar se esse silenciamento irá ocorrer com todos os usuários ou apenas em tweets de usuários que você não segue, se irá durar para sempre ou apenas durante os 30 dias do programa.

Bloqueando o BBB no YouTube

O YouTube também é um lugar que, durante o período do programa, fica cheio de conteúdo sobre o BBB, principalmente sugestões de vlogs falando sobre o que aconteceu na casa. Mas você pode bloquear essas sugestões com a ajuda do Video Blocker.

Com o Video Blocker desativado, o Youtube mostra conteúdos sobre qualquer assunto (Captura: Rafael Rodrigues/Canaltech)
Ao ativar o Video Block e adicionar as palavras chave relativas ao BBB, a extensão irá sumir com todos os vídeos sem quebrar o design do YouTube, é como se eles nunca tivessem existido (Captura: Rafael Rodrigues/Canaltech)

O programa é uma das mais bem avaliadas extensões do Google Chrome e do Firefox, e funciona de maneira parecida ao bloqueio do Twitter: é só adicionar as palavras chave nele e o programa impedirá que qualquer vídeo que contenha qualquer uma dessas palavras no título ou na descrição apareça tanto na página inicial quanto naquelas sugestões de vídeos na barra do lado direito da janela de reprodução e no mosaico ao final dos vídeos.

Bloquear o BBB no Twitch

Ainda que o Twitch seja um lugar mais voltado para conteúdos gamer e geek, e praticamente não há ninguém fazendo lives de BBB na plataforma, o mesmo não pode ser dito das janelas de chat, que são lugares “sem regras” onde qualquer assunto pode ser debatido — inclusive o BBB.

Depois de instalar a extensão, você pode acessar as configurações de palavras bloqueadas no próprio botão de engrenagem do site do Twitch, e a opção estará logo abaixo do menu chamado BETTERTTV (Captura: Rafael Rodrigues/Canaltech)

Ainda que a chance de encontrar pessoas conversando sobre o BBB nos chats do Twitch seja pequena, se você realmente não quer correr esse risco pode baixar a extensão BetterTTV, que permite adicionar palavras chave que serão bloqueadas da visualização no chat do Twitch, evitando assim qualquer spoiler involuntário.

Bloquear o BBB no Facebook, Instagram e no resto da internet

Ao contrário das outras redes sociais, o Facebook e o Instagram não apenas não oferecem ferramentas próprias para o bloqueio de conteúdos (o Facebook permite bloquear ou deixar de seguir usuários, enquanto o Instagram permite o bloqueio de comentários a partir de palavras chave, mas nenhuma dessas funções irá proteger totalmente o usuário de ver conteúdos de um assunto que não lhe interessa), então o jeito é usar extensões do navegador que façam esse bloqueio.

Ao clicar na extensão, é possível configurar todas as palavras que você quer que sejam censuradas por ela (Captura: Rafael Rodrigues/Canaltech)

Uma das melhores ferramentas para isso é o Spoiler Protection 2.0, que trava qualquer conteúdo em qualquer site que contenha as palavras-chave cadastradas. A única desvantagem dela (e de outras extensões do tipo) é que, ao invés de impedir que esses conteúdos apareçam, eles são escondidos com enormes tarjas que identificam por qual das palavras cadastradas o conteúdo foi censurado.

Exemplo de busca no Facebook por BBB com o Spoiler Protection 2.0 ativado (Captura: Rafael Rodrigues/Canaltech)
Exemplo de busca no Google por BBB com o Spoiler Protection 2.0 ativado (Captura: Rafael Rodrigues/Canaltech)

Bloquear o BBB no Android

Já para aqueles que costumam navegar no celular, é possível baixar alguns apps para fazer o bloqueio nos aparelhos. Para os donos de Android, um dos melhores é o Spoilers Blocker, da Invariante Labs, que pode ser baixado de forma gratuita.

Ao abrir o programa, é só apertar o botão '+' para inserir um novo conjunto de palavras chave que serão bloqueadas pelo Spoilers Blocker (Captura: Rafael Rodrigues/Canaltech)

O app funciona de forma semelhante ao Spoiler Protection 2.0, e bloqueia conteúdos que possuem as palavras cadastradas em qualquer app do aparelho, escondendo esse conteúdo sobre uma enorme tarja de censura.

Após configurar seu grupo de palavras, é preciso voltar na tela inicial do app, escolher a opção 'Apps protected from spoilers' e selecionar em uma lista de apps quais que serão protegidos pelo Spoilers Blocker, que colocará uma tarja azul sobre todos os conteúdos que devem ser escondidos (Captura: Rafael Rodrigues/Canaltech)

Para funcionar, depois de criar uma lista de palavras que devem ser bloqueadas, é necessário acessar a opção 'Apps protected from spoilers' e escolher em quais apps você quer ativar o programa. Ele funciona com qualquer aplicativo instalado no celular (seja ele uma rede social ou não), mas é preciso encontrá-lo na lista e ativá-lo (por exemplo, para que ele trave qualquer resultado no Facebook, Instagram e no Chrome, é necessário encontrar os três apps na lista e ativá-los).

Bloquear BBB no iOS

Infelizmente, não encontramos nenhum jeito de fazer esse bloqueio nos aparelhos iOS. O sistema possuía bons apps do gênero, como o Spoiler Block e o Spoiler Shield, mas todos eles deixaram de funcionar após a atualização das regras de privacidade da App Store, já que eles necessitavam de permissão para alterar aplicativos de terceiros e isso viola as novas diretrizes da Apple. Então, lamentamos, mas ainda não descobrimos um modo de evitar ver assuntos do BBB no seu iPhone. Mas, se você conhecer algum método que funcione, nos avise aqui nos comentários que iremos atualizar a matéria com os devidos créditos. 😉

Fonte: Canal Tech

Comentários

Postagens mais visitadas

HDC74X1 - Receptor NET HD MAX Configuração

DCR7121 - Receptor HD Philips Configuração

F90 Lexuzbox - Configuração CS DUMP Receptor

TL-WR1043ND - DD-WRT Configuração