Como consertar um pendrive com problemas de armazenamento

Como consertar um pendrive com problemas de armazenamento

Quem faz um uso mais intenso de dispositivos de armazenamento portáteis com memória Flash, como pendrives e cartões de memória, provavelmente já teve que enfrentar alguns problemas que quase inviabilizaram o funcionamento do equipamento. Os sintomas podem incluir mensagens de erro ao tentar acessar um arquivo ou uma partição e até mesmo a impossibilidade de acessar o dispositivo em si.

Uma das maneiras mais eficazes de tentar resolver tais problemas é com uma formatação completa que vai destruir de forma definitiva todos os dados ali armazenados, porém, vai devolver o seu pendrive à vida. Além disso, esta tarefa pode ser feita por meio de recursos disponíveis no próprio Windows, o que torna tudo ainda mais fácil.

Aviso

Tome muito cuidado ao realizar estas ações. É preciso estar atento na hora de definir qual disco será apagado, pois os dados são destruídos sem chance de recuperação. Então, caso escolha o disco errado, você pode perder arquivos importantes de maneira definitiva.

Passo 1

É preciso abrir o Prompt de Comando do Windows em modo administrador. Se você usa Windows 8.1 ou Windows 10, basta clicar com o botão direito do mouse sobre o Menu Iniciar e escolher a opção “Prompt de Comando (Admin)”.

Limpar pendrive

No Windows 7, basta abrir o Menu Iniciar e procurar por Prompt de Comando. Então, clique com o botão direito do mouse sobre ele e escolha a opção “Executar como administrador”.

Passo 2

Agora, execute o comando diskpart para ativar este recursos que permite a limpeza de discos no Windows.

Limpar pendrive

Passo 3

O passo seguinte consiste em executar o comando list disk a fim de listar os discos presentes na máquina. Repare que o Disco 3 é tem o menor espaço para armazenamento, ou seja, é o pendrive em questão. Fique sempre atento a essas informações para não cometer equívocos.

Limpar pendrive

Passo 4

Execute o comando select disk #, substituindo # pelo número referente ao disco que será formatado.

Limpar pendrive

Passo 5

Após conferir se está tudo certo, execute o comando clean para realizar a formatação. Lembre-se: este processo é irreversível, então tenha certeza de que você está limpando o disco correto. O comando vai executar a formatação e você será avisado quando ela for concluída.

Limpar pendrive

Passo 6

Após esta sequência, você já estará apto a acessar o disco novamente e formatá-lo do jeito tradicional, usando a interface gráfica do gerenciador de partições do Windows. Use o comando Tecla do Windows + R e execute o comando diskmgmt.msc.

Limpar pendrive

Passo 7

Você vai abrir o Gerenciamento de disco abrir e se um aviso de inicialização de disco aparecer na tela, clique em “OK” para confirmar.

Limpar pendrive

Passo 8

Na tela do Gerenciamento de disco, basta encontrar o disco em questão e criar um novo volume. Clique sobre ele com o botão direito do mouse e vá em “Novo volume simples”.

Limpar pendrive

Feito isso, basta seguir o passo a passo do assistente e pronto. Você terá seu pendrive funcionando perfeitamente outra vez.

Fonte: Canal Tech

Comentários

Postagens mais visitadas

HDC74X1 - Receptor NET HD MAX Configuração

DCR7121 - Receptor HD Philips Configuração

F90 Lexuzbox - Configuração CS DUMP Receptor

TL-WR1043ND - DD-WRT Configuração