Google Chrome | Aprenda a controlar as permissões das extensões do navegador

Google Chrome | Aprenda a controlar as permissões das extensões do navegador

Diante da crescente preocupação com privacidade e segurança na internet, a Google prometeu aos usuários do Chrome que liberaria um recurso para que eles próprios pudessem controlar o que as extensões instaladas no navegador poderiam acessar. A funcionalidade foi liberada no finalzinho de 2018, mas até hoje pouca gente sabe que isso é possível.

Muito disso se deve ao fato de, ao instalar uma nova extensão no Google Chrome, o usuário não é avisado que pode personalizar os acessos dela. O pop-up que aparece quando clicamos em 'Usar no Chrome' é o mesmo de sempre, avisando quais dados a extensão acessa e pedindo para que o usuário confirme se realmente deseja instalá-la ou não. Após confirmar a instalação, essa informação não aparece mais, a não ser que a gente vá atrás dela.

Apesar do novo recurso, pop-up de instalação continua o mesmo, sem informar da possibilidade de personalizar as permissões
Apesar do novo recurso, pop-up de instalação continua o mesmo, sem informar da possibilidade de personalizar as permissões (Captura de tela: Sergio Oliveira)

Mas não se preocupe, pois se você acredita que uma extensão é invasiva demais, é possível definir as permissões que ela terá, bastando seguir alguns poucos passos.

Como mudar as permissões de uma extensão

Basicamente, o Google Chrome trabalha com três tipos diferentes de permissões para as extensões que estão instaladas nele. São elas:

  • Quando você clicar na extensão: Selecionando esta opção, a extensão não terá acesso a nenhum dado a não ser que você clique nela. Ao fazer isso, você libera acesso ao conteúdo da aba ativa no momento. Bloqueia qualquer ação automática da extensão quando você acessa um site.
  • Em [nome do site]: A extensão só funcionará automaticamente neste site que você marcou. Os demais sites continuam bloqueados até você dar permissão a eles.
  • Em todos os sites: modo padrão, com tudo liberado. A extensão pode ver e alterar qualquer dado em todos os sites que você visita. Ela também pode executar tarefas automaticamente sem pedir permissão a você.

Essas opções podem ser acessadas clicando com o botão direito do mouse sobre a extensão na barra de ferramentas do Chrome. Depois, deixe o mouse sobre a opção 'Pode ler e alterar os dados do site' para visualizá-las e definir a sua preferência.

Permissões de cada extensão podem ser acessadas diretamente da barra de ferramentas
Permissões de cada extensão podem ser acessadas diretamente da barra de ferramentas (Captura de tela: Sergio Oliveira)

Gerenciar a lista de sites de cada extensão

Para não visitar site por site e definir sua preferência manualmente em cada um deles, há uma forma de gerenciar a lista de sites aos quais cada extensão terá acesso.

Para fazer isso, clique no menu de opções do Chrome no canto superior direito, depois acesse 'Mais Ferramentas' e, em seguida, 'Extensões'.

Acesse as configurações de extensões a partir do menu do Chrome
Acesse as configurações de extensões a partir do menu do Chrome (Captura de tela: Sergio Oliveira)

Procure pela extensão que você quer gerenciar e depois clique no botão 'Detalhes'.

Em seguida, acesse os detalhes da extensão que você quer personalizar as permissões
Em seguida, acesse os detalhes da extensão que você quer personalizar as permissões (Captura de tela: Sergio Oliveira)

Nesta tela, você terá acesso à descrição da extensão, qual o tamanho dela e quais permissões ela possui para funcionar. Em 'Permitir que a extensão leia e modifique todos os seus dados nos sites que você visitar', você pode escolher a opção 'Em sites específicos' para definir em quais sites exatamente a extensão está liberada para funcionar.

Depois de acrescentar os sites, eles aparecerão listados logo abaixo, de uma maneira simples para você gerenciar tudo a partir dali.

Por fim, defina para quais sites a extensão está liberada funcionar automaticamente, sem a sua intervenção
Por fim, defina para quais sites a extensão está liberada funcionar automaticamente, sem a sua intervenção (Captura de tela: Sergio Oliveira)

Fonte: Canal Tech

Comentários

Postagens mais visitadas

HDC74X1 - Receptor NET HD MAX Configuração

DCR7121 - Receptor HD Philips Configuração

F90 Lexuzbox - Configuração CS DUMP Receptor

TL-WR1043ND - DD-WRT Configuração