Pendrive protegido contra gravação? Aprenda como resolver

Pendrive protegido contra gravação? Aprenda como resolver

Pendrives podem funcionar sem problemas por um longo período, sendo acessórios bastante úteis para diversas funções. Mas aí pegamos um para fazer alguma função específica, como instalar uma distro Linux, e... ele está protegido contra gravação (read-only). O que fazer? Será que temos que comprar outro?

A verdade é que grande parte dos problemas comuns dos pendrives possuem uma solução. Uma exceção óbvia é a presença de danos físicos, naturalmente. Já a proteção contra gravação é um processo simples de resolver, e vamos ensinar como nas próximas linhas. É importante lembrar que todos os arquivos presentes no pendrive serão perdidos no processo e não poderão ser recuperados — então, faça um backup de tudo de importante que estiver salvo no pendrive antes de seguir os passos abaixo.

Prompt de comando

O primeiro passo é abrir o prompt de comando do Windows, mas com um detalhe: ele deve ser aberto com permissões de administrador. Para isso, basta digitar na barra de pesquisa do sistema as letras “CMD” (sem as aspas), clicar com o botão direito no resultado e selecionar “Abrir como administrador”.

Agora vamos aos comandos. O primeiro é “list disk”, que mostrará todos os discos conectados na sua máquina. Localize o pendrive (disco 1, no nosso exemplo).

É importante identificar corretamente o pendrive para evitar fazer o procedimento com outras partições

Vamos selecioná-lo digitando “select disk 1” (substitua o número '1'pelo número do seu disco em questão). Agora digite “attributes disk clear readonly”, que retira a proteção de leitura do pendrive. Em seguida vamos limpá-lo digitando “clean”. Terminado o processo, vamos criar uma partição com o comando “create partition primary”. Após isso, vamos formatá-lo como NTFS com o comando “format fs=ntfs”. Importante lembrar que todos esses comandos devem ser digitados sem aspas para que sejam executados corretamente.

E pronto! O pendrive está formatado e pronto para ser usado novamente, desta vez com a possibilidade de gravação em vez de somente leitura.

Fonte: Canal Tech

Comentários

Postagens mais visitadas

HDC74X1 - Receptor NET HD MAX Configuração

DCR7121 - Receptor HD Philips Configuração

F90 Lexuzbox - Configuração CS DUMP Receptor

TL-WR1043ND - DD-WRT Configuração